O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
5 mar 2011 - 11h45

Semana chata

Ao término do último jogo, fiquei contido no meu canto, ouvindo uma musica e dando um pouco de atenção a meus dois Atleticanos mirins. Nesse momento meu filho (5 anos) me convida para jogarmos o PS2, um joguinho de futebol. Bom, eu sabia que logo ele iria durmir, mas aceitei. Mesmo ele não sabendo quase nada dos macetes deste game de futebol (eu também não), o jogo foi divertido. Até o momento em que ele soltou a frase: ‘Ninguém pode com meu Atlético. Vou ganhar deste Corinthians, deste São Paulo (Bambi) e quero pegar esses esses coxas e… vou humilhá-los’.

Naquele momento me veio na memória várias passagens minhas no final dos anos 90 e começo da década passada, onde era o Atlético e o resto. Onde fazíamos as torcidas rivais de chacota. Onde cada jogo em casa era o terror de qualquer adversário, sendo que, quando digo qualquer estou dizendo os gigantes do Brasil, não apenas estes timecos semi-profissionais que aparecem por aqui hoje em dia e dão uma canseira danada no nosso time.

Saudades

Tenho saudades do tempo em que, após um jogo, tomando um chopp com os amigos, discutia o jogo e ficávamos analisando quem foi o melhor em campo. Sempre discordávamos, pois eu pregava sempre um time não era só ataque e sempre dei valor para a defesa. Cansei de colocar como melhor em campo jogadores como Rogério Correia, Gustavo, Flávio (goleiro), Alessandro (lateral), Fabiano (lateral), Nem, Kleberson, Reginaldo (cachorrão), Novak, Luisinho, etc. Mesmo num tempo em que Luis Carlos arrebentava em jogos fora de casa e em casa Oséas e Rink destruiam os adversários. Depois Veio o quadrado mágico. Posterior veio um time montado com uma defesa sólida, onde todo mundo tinha que marcar muito. No começo estranhei, mas o time montado pelo Mario Sérgio foi o embrião do time campeão nacional de 2001. Depois apareceram Jadson, Fernandinho, a recuperação do Washinton para o futebol, os gols estranhos de Denis Marques e até mesmo o ‘finado’ Dagoberto. Certamente esqueci de vários exelentes jogadores deste período, mas não é culpa minha, é culpa do Atlético, que viveu anos de glórias e passaram por aqui ótimos jogadores que nos encheram de alegria.

Hoje tenho saudades de ter algum ídolo no Atletico. Quem é o idolo? Paulo Baier? Certo, ele joga muito, até porque sempre jogou, em todos os outros clubes. A maior frustração é ter deixado ele sair do Crisciúma para o Goiás e o Atlético não ter contratado ele naquela época. Tá certo que tínhamos um monte de jogador na posição, mas ele veio atrasado para o Atlético.

A quanto tempo o torcedor não sai do estádio totalmente satisfeito com o time? Pensando, ‘nossa, mas que jogo de bola…’. Faz tempo. No ano passado fizemos um ótimo feijão com arroz. Não demos nenhum espetáculo, mas enfim, fizemos um bom campeonato. Obviamente que isso não discurso para nada, pois 5º lugar e 10º lugar é a mesma coisa. A única vantagem que via nisso, era a gerencia de futebol pegar o time do ano passado e reforçá-lo para que esse ano tentássemos chegar no TOP3, mas aconteceu o contrário.

O time e reforços.

É fato que o time tem muitas limitações. O time do ano passado também tinha, mesmo assim beliscou muitos bons resultados e levou um simbólico 5º lugar. Mas se voce julgar que o nivel de interesse de alguns já não era aquelas coisas, então dá para perceber que poderia ter sido melhor.

Não ganhamos um 5º lugar e sim perdemos de disputar uma Libertadores ou então, quem sabe o título…

Isto mesmo, o título. SE estivéssemos entrado no inicio do campeonato com o time pronto, organizado, treinado, teríamos sim condições de lutar pelo caneco. Vejam que em alguns momentos, chegamos a ficar a 6 pontos do lider, que na época era o Corinthians.

Mas isto é passado, erros devem ser corrigidos. Se pensam em jogar o nacional e fazer melhor que 2010, é melhor começarem a pensar na engenharia para trazer reforços agora, pois depois que estivermos no final da tabela, só servirá para evitarmos rebaixamentos e mais nada.

Não queremos jogadores de 400 mil reais, infelismente não é nossa realidade. Mas com politica, boa conversa, pensamento grande e muito, mas muito trabalho, é possivel trazer bons jogadores, seja do mercado interno ou externo. Existem muitos jogadores no exterior que sairam jovens, fizeram uma grana e agora querem voltar. Alguns até, não sao muito conhecidos, mas aí o departamento de futebol deverá avaliá-los. Na próxima janela, temos que se reforçar muito bem.

Jogadores que se destacam em times menores podem ser aproveitados. OS campeonatos regionais estão rolando. No carioca e no Paulista, eu já vi laterais (direitos e esquerdos) muito melhores que tudo oque temos aqui. Vi um camisa 5 e um camisa 7 no Mirassol que me encheu os olhos. Fora uma boa dupla de zaga e um armador muito bom. Na Ponte tem um lateral muito bom, mas não lembro o nome dele. Ou seja, é coisa que o departamento de futebol, deve estar analisando.

Eleições

O MM sabe que futebol é resultado, mas também é momento. Os resultados não apareceram e o momento é péssimo. Todo mundo desconfiado. Ele já afirmou que não sairá candidato a reeleição. Sinceramente esta posição só demonstra o frouxo que ele é no comando, pois sabe que não terá um grande apoio e que a torcida, na sua maioria, reprova sua administração. Futebol é resultado.

Não investimos em tijolos, foi necessário uma distorção da lei para garantir o financiamento das obras da Arena. Noque dependesse do MM, nem copa teria por aqui. Só concordei com uma coisa. Não onerou o clube para esse fim (copa do mundo). Mas também não onerou em nada.

Na parte das chuteiras, as contratações foram ridículas, desde jogadores a técnicos. Passando por um Ocimar que não mostrou a que veio e ainda pesam contra ele, o fato de que nossa categoria de base é usada por agentes e empresários ligados a direção.

Perdemos tudo oque foi possível para os rivais. Perdemos campeonatos de junior, infantil, sub20, sub 17. Perdemos um técnico de base, como o Marquinhos e este saiu falando para quem quizesse ouvir, que ele não trabalhava simplesmente para moldar um jogador para ser negociado, ele queria era revelar jogador para o time de cima. O final, todo mundo ja sabe.

Se der a lógica, certamente algum grupo, ligado ao MCP voltará ao Atlético. Isto é fato. Duvido que alguem ligado ao MM tenha condições. O Petrália ja avisou que não volta, mas certamente vai apoiar alguem. Esse é meu medo, pois o último que ele apoiou está aí no poder.

Comentários

Ja que o Atlético fracassou na primeira fase do paranaense e o turno foi pro espaço, porque não colocaram um time inteiro de juniores, reservas para serem avaliados no ultimo jogo do estadual? Não tem jogador a altura lá no CT? Se não tem jogador la, mande todo mundo embora e coloquem um anuncio no jornal: ‘precisa-se de jogador. Paga-se bem. Auxilio médico de primeiro mundo, treinamentos, estadia, refeição no local, clube com visibilidade e jogando a 1ª divisão do Brasil, estádio sede de copa do mundo, CT de seleção brasileira…’ Exige-se:’ comprometimento com o clube, dedicação, amor a camisa, respeito a torcida, imprensa e equipe técnica…’ E finaliza: ‘ se você acha que é bom, venha para o Atlético-PR, o Furacão. Venha ter a chance de jogar em um dos maiores clube do Brasil e ter a oportunidade de se tornar um ídolo nacional e posteriomente quem sabe, internacional.’

Quanto ao OB, não questiono o fato dele ser paranista. Pouco importa isso. Oque importa é resultado e nisso ele está devendo. Qual a função dele? Se o presidente contrata, diretor contrata então a culpa de tudo é do presidente? Na ultima entrevista ele me passou isto. Que o OB faz o contato, mediante solicitação do MM. Certamente não é resolver problemas do time, pois como no caso do Manoel, que teve um ‘xilique’, o Paulo Baier saiu no meio da noite do seu confortável ap. e foi falar com o Manoel, depois que este deu aquela porcaria de entrevista, soltando os cachorros em todo mundo e que queria sair, voltar para sua terra e tals, etc. Poxa, cada coisa que anda acontecendo ultimamente.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…