12 maio 2011 - 10h20

Após pendurar as chuteiras, Rink vira cartola

O ex-atacante Paulo Rink é o novo gerente de futebol do Atlético. Muito identificado com as cores do Furacão, o atual dirigente é mais um que “foi para o outro lado do balcão” após deixar os gramados.

Esta é uma situação relativamente comum tanto no Brasil quanto no exterior. Cada vez mais, ex-jogadores vêm assumindo funções diretivas. O presidente da Uefa, por exemplo, é o ex-craque francês Michel Platini. O Bayern de Munique, uma das maiores forças da Alemanha, já foi presidido por vários ex-jogadores (Beckenbauer, Hoeneß e Rummenigge).

Entre os brasileiros, os casos de maior destaque são os de Zico, que foi gerente do Flamengo, e Leonardo, que exerceu funções administrativas no Milan durante vários anos até decidir se tornar técnico. Mas vários outros ex-atletas também vêm optando por atuar na administração. O ex-lateral Branco já foi diretor de futebol do Fluminense. Nos últimos anos, o Corinthians apostou em três jogadores para a função: Antonio Carlos Zago, William e Edu.

A história do Atlético é rica em exemplos de ex-jogadores que se tornaram dirigentes e até presidentes do clube, como Claro Américo Guimarães, Aníbal Requião, Laurival Camargo de Mello, Lauro Rego Barros e Octávio Augusto da Silveira. Mais recentemente, o ex-jogador Nilo Biazetto foi presidente do Conselho Deliberativo. Vários outros ex-jogadores exerceram funções administrativas no clube, como Alberto Gottardi, Caju e Jackson.

O próprio Paulo Rink já teve uma experiência administrativa, atuando no departamento de relações internacionais. Agora, sua atuação será mais próxima aos jogadores, atuando como elo entre a comissão técnica e a direção do clube. Ele deverá participar da negociação de jogadores, bem como chefiar a delegação rubro-negra durante as viagens do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…