25 maio 2011 - 14h45

Menos vazado, goleiro Vinicius é campeão na Bulgária

O goleiro Vinicius Barriviera, com vínculo no Atlético Paranaense e que está emprestado ao Litex Lovech, da Bulgária, sagrou-se campeão nacional com uma rodada de antecedência no últmo final de semana. Sua equipe venceu o Lokomotiv Sofia, fora de casa, e o goleiro foi o menos vazado da competição, tendo sofrido apenas 11 gols em 26 partidas. Com a conquista, o clube garantiu presença na fase classificatória para a Liga dos Campeões da Europa da próxima temporada.

“Fiquei muito feliz com a conquista do campeonato búlgaro, sem dúvidas cresci muito profissionalmente e pessoalmente com a experiência vivida nestes nove meses jogando na Europa”, contou o goleiro.

Das 29 partidas, a equipe perdeu apenas uma, tendo vencido 23. O Litex Lovech se manteve invicto por 25 rodadas e teve uma sequência de 13 vitórias consecutivas. No total, foram 56 gols marcados e 13 sofridos. “Não esperava adaptar tão rapidamente devido à grande diferença encontrada aqui, tanto dentro como fora de campo. O título veio para coroar um campeonato quase impecável, com 85% de aproveitamento até a penúltima rodada”, completou.

Vinicius chegou à equipe búlgara em agosto de 2010, na terceira rodada do campeonato mais importante do país e, desde então, só ficou fora de uma partida. O arqueiro paranaense disputou 26 jogos e sofreu apenas 10 gols, obtendo a impressionante marca de 0,38 gol por partida em um campeonato com média de 2,41 gols marcados por jogo. Foram 780 minutos consecutivos sem ver suas redes balançarem durante a Vissa Liga, como é chamado o campeonato da Bulgária.

“Confesso que não esperava conquistar marcas como esta já na primeira temporada”, disse o goleiro, que credita a boa fase aos novos profissionais da equipe. “A chegada da atual comissão técnica nos ajudou muito a formar uma equipe sólida defensivamente e agressiva ofensivamente. Prova disso são os números. Marcamos quase dois gols por jogo e, em uma sequência de 14 partidas pelo campeonato nacional, sofremos apenas um”, revelou em números.

Com esta marca, Vinicius terminou a temporada europeia como melhor brasileiro no ranking de menor número de gols sofridos entre os goleiros de todo continente europeu, segundo o site O Gol. Barriviera, seu sobrenome e como é chamado por alguns jornalistas e torcedores, está cedido por empréstimo pelo Atlético Paranaense até dezembro deste ano e tem contrato com o rubro-negro até o início de 2014.

Porém, já começaram a surgir propostas para o jogador. “Após uma temporada como esta que fiz, é natural que apareçam clubes interessados como vem acontecendo, mas por enquanto, não tem nada concreto e pretendo cumprir meu contrato com o Litex até dezembro”.

Entretanto, Vinícius sabe que se houver uma proposta interessante também para o Atlético, o jogador pode mudar de ares ainda este ano. “Se aparecer algo que interesse aos dois clubes e à mim, com certeza conversaremos. A possibilidade de disputar a Champions League era nosso maior objetivo para próxima temporada, agora que conquistamos a vaga, temos que nos focar e trabalhar ainda mais para chegar mais longe”.

Entretanto, agora o pensamento do arqueiro é um só: vir ao Brasil curtir suas férias e matar a saudade da família. “Quero aproveitar bem as férias no Brasil, reencontrar a família, os amigos e descansar para recuperar as energias para próxima temporada”, finalizou.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…