Carlinhos Neves se desliga do Atlético
Contratado no início da temporada para coordenar o departamento de preparação física do Atlético, Carlinhos Neves se desligou do clube neste domingo. Com a saída, quem assume a preparação física é Zé Mário, que chegou ao Atlético junto com Adilson Batista e já vinha trabalhando no dia a dia.
O desligamento foi confirmada pelo diretor de futebol do Furacão, Alfredo Ibiapina, em entrevista ao canal SporTV. “Foi uma decisão em conjunto. A gente tinha um projeto de trabalho com o Carlinhos, que foi executado basicamente todo, mas como ele está indo para a Copa América e vai ficar muito tempo fora nós resolvemos interromper o trabalho para que o projeto não ficasse sem continuação. Quando acabar todas as obrigações dele com a Seleção Brasileira a gente voltaria a conversar para retomar este projeto”, disse.
Luís Carlos Neves é um dos profissionais mais respeitados do país na área de preparação física. Nascido em Curitiba, o “Lampadinha” iniciou sua carreira no Coritiba, em 1977, mas foi no Atlético que conquistou seu primeiro título: o Campeonato Paranaense de 1982. Foi ainda bicampeão estadual no ano seguinte e participou da grande campanha do Rubro-Negro no Campeonato Brasileiro de 83. Teve ainda passagens de destaque pelo Paraná Clube e pelo Palmeiras, conquistando vários títulos nos anos 90. Mas mesmo com o sucesso nos outros clubes, foi trabalhando no São Paulo que atingiu o status de um dos melhores do país.
Sua primeira passagem pelo tricolor paulista foi na temporada de 1999, com Paulo César Carpegiani. Retornou em 2003, trabalhando oito anos consecutivos ao lado de outros nove técnicos (Levir Culpi, Roberto Rojas, Oswaldo de Oliveira, Cuca, Emerson Leão, Paulo Autuori, Muricy Ramalho, Ricardo Gomes e Sérgio Baresi), até fechar o ciclo, coincidentemente, com Carpegiani. Foram 660 partidas e muitos títulos, com destaque para a Libertadores e o Mundial Interclubes, em 2005, e três Campeonatos Brasileiros (2006, 2007 e 2008).
Antes de chegar ao Atlético, Neves estava no São Paulo, que contratou Riva Carli, que estava no Rubro-Negro. O preparador está servindo a Seleção desde julho, a convite de Mano Menezes.
A partir de agora, Neves passa desempenhar suas funções exclusivamente na Seleção Brasileira.