24 jun 2011 - 12h04

Arena da Baixada completa 12 anos

O novo estádio do Atlético Paranaense completa doze anos nesta sexta-feira. A Arena da Baixada, também conhecida por Caldeirão, foi demolida em 1997 e, em dezembro do mesmo ano, iniciaram-se as obras. Dezoito meses depois, a primeira etapa estava concluída e apta a receber uma partida. Ela ocorreu no dia 24 de junho de 1999, quando o Furacão enfrentou em jogo amistoso a equipe do Cerro Porteño, do Paraguai, e venceu por 2 a 1. Lucas e Vanin marcaram para os paranaenses e Gauchinho, que depois chegou a jogar pelo Rubro-negro, descontou para o time paraguaio.

O então presidente do Conselho Deliberativo do clube, Mario Celso Petraglia, declarou que aquele foi o dia mais feliz de sua vida no Atlético. “O momento em que eu mais me emocionei, mais vibrei e senti o coração mais apertado foi no dia 24 de junho de 1999, quando nós inauguramos a nossa querida Arena da Baixada. Aquele dia foi o dia em que maior alegria eu tive, em que o coração realmente apertou com muita força”, afirmou recentemente em entrevista.

Desde a inauguração da Arena, o recorde de público aconteceu em 2001, quando o Furacão recebeu o São Caetano no dia 16 de dezembro. O Rubro-negro venceu por 4 a 2, em jogo válido pela primeira partida da final do Campeonato Brasileiro. O público foi de 31.700 pagantes. Na semana seguinte, o Atlético conquistou a competição pela primeira vez na história.

Em 2005, o Rubro-negro foi o primeiro clube brasileiro a assinar contrato de naming rights. Com isso, o estádio tornou-se a Kyocera Arena. Atualmente, ela tem capacidade para receber 23 mil torcedores e é considerada dos mais modernos estádios brasileiros. Por esses e outros motivos, a Arena ganhou seu maior reconhecimento, com o estádio sendo o escolhido pelo governo do estado para representar o estado do Paraná na disputa por uma das sub-sedes da Copa do Mundo de 2014.

Relembre abaixo a noite mágica do dia 24 de junho de 1999:



Últimas Notícias