4 jul 2011 - 14h52

Atlético confirma a contratação de Renato Gaúcho

O Atlético anunciou nesta segunda-feira a contratação do técnico Renato Gaúcho, de 48 anos. Ele assumirá o comando do time na 9ª rodada do Campeonato Brasileiro, no jogo contra o Avaí, na Arena da Baixada. O novo treinador está no Rio de Janeiro, onde tem residência, e chegará a Curitiba na manhã de quinta-feira. Terá dois dias para preparar a equipe para o jogo de sábado. Antes disso, assistirá ao jogo do Atlético contra o Internacional, na quarta-feira, pela televisão.

Renato chega ao Atlético para substituir Adilson Batista, que pediu demissão depois de acumular cinco derrotas nas seis primeiras rodadas. Inicialmente, a diretoria procurou Dunga, ex-Seleção Brasileira, e Diego Aguirre, do Peñarol, mas as negociações não deram certo. Outros nomes, como Cuca e Celso Roth, foram sondados, mas as conversas nem sequer seguiram adiante.

Depois de pedir demissão do Grêmio, onde estava desde o ano passado, Renato passou a ser o favorito. Logo depois da derrota para o Fluminense, na última quinta-feira, o diretor de futebol Alfredo Ibiapina confirmou o interesse. “O Renato é um nome que nos agrada, é um perfil que nos agrada e vamos trabalhar em cima, vamos ver o que vai ser”, afirmou, destacando a característica de “motivador” do treinador.

Desde então, foram três dias de longas reuniões até as partes chegarem a um acerto, anunciado no início da tarde desta segunda. “Estou muito feliz com esse acerto com o Atlético Paranaense. Em minha vida, tudo o que fiz foi com vontade. Sei que a situação do clube não é fácil, mas gosto de desafios e vou me esforçar para ajudar ao máximo o Atlético na recuperação no Brasileiro. A torcida pode ficar tranquila que vou procurar ao máximo tirar o Atlético desta situação”, declarou o novo técnico em entrevista ao site oficial do clube.

Carreira

Renato Portaluppi foi um dos jogadores mais marcantes do futebol brasileiro nos últimos anos. Conquistou vários títulos, tornou-se ídolo de torcidas, atuou pela Seleção Brasileira e na Itália e foi considerado um dos melhores atacantes de sua época. Fora dos campos, envolveu-se em diversas polêmicas, como fugas de concentração, brigas e declarações bombásticas.

Começou a sua carreira de técnico em 1996, no Fluminense, quando ainda era jogador. O time estava ameaçado pelo rebaixamento e Renato assumiu o comando interinamente, prometendo desfilar nu pelo Rio de Janeiro caso a equipe fosse rebaixada – o que de fato aconteceu. Seguiu jogando por mais três temporadas, até pendurar as chuteiras em 99. No ano seguinte, iniciou efetivamente uma carreira de técnico, dirigindo o Madureira.

Construiu sua trajetória sobretudo nos times do Rio de Janeiro. Teve mais quatro passagens pelo Fluminense e duas pelo Vasco da Gama. Com o Vasco, foi vice-campeão da Copa do Brasil e sexto colocado do Campeonato Brasileiro, em 2006. Depois desse trabalho, conquistou status como técnico. Voltou ao Fluminense e no ano seguinte, 2007, foi campeão da Copa do Brasil, seu primeiro título. Em 2008, levou o Flu à final da Libertadores, mas perdeu para a LDU de Guerrón, que agora será seu jogador no Atlético.

Ainda em 2008, trocou o Fluminense pelo Vasco e foi rebaixado para a Série B. Voltou mais uma vez ao Flu, antes de acertar com o Bahia. Fez uma ótima campanha na Série B e recebeu uma proposta do Grêmio, clube onde começou a carreira como futebolista e onde é um dos maiores ídolos. Tirou o Grêmio da zona de rebaixamento e terminou o campeonato na quarta colocação, conquistando vaga para a Libertadores.

Neste ano, depois de perder o Campeonato Gaúcho para o Inter e fazer uma campanha oscilante, pediu demissão. Não ficou desempregado por muito tempo, tendo sido procurado pelo Atlético logo em seguida.

Ficha técnica

Nome: Renato Portaluppi (Renato Gaúcho)
Local de nascimento: Guaporé (RS)
Data nascimento: 09/09/1962
Clubes como jogador: Esportivo, Grêmio, Flamengo, Roma-ITA, Botafogo, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Fluminense e Bangu
Clubes como técnico: Fluminense (1996), Madureira (2000 a 2001), Fluminense (2002 a 2003), Vasco (2005 a 2007), Fluminense (2007 a 2008), Vasco (set a dez/2008), Fluminense (jul a set/2009), Bahia (dez/2009 a ago/2010) e Grêmio (ago/2010 a jun/2011)



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…