Atlético confirma a contratação de Renato Gaúcho
O Atlético anunciou nesta segunda-feira a contratação do técnico Renato Gaúcho, de 48 anos. Ele assumirá o comando do time na 9ª rodada do Campeonato Brasileiro, no jogo contra o Avaí, na Arena da Baixada. O novo treinador está no Rio de Janeiro, onde tem residência, e chegará a Curitiba na manhã de quinta-feira. Terá dois dias para preparar a equipe para o jogo de sábado. Antes disso, assistirá ao jogo do Atlético contra o Internacional, na quarta-feira, pela televisão.
Renato chega ao Atlético para substituir Adilson Batista, que pediu demissão depois de acumular cinco derrotas nas seis primeiras rodadas. Inicialmente, a diretoria procurou Dunga, ex-Seleção Brasileira, e Diego Aguirre, do Peñarol, mas as negociações não deram certo. Outros nomes, como Cuca e Celso Roth, foram sondados, mas as conversas nem sequer seguiram adiante.
Depois de pedir demissão do Grêmio, onde estava desde o ano passado, Renato passou a ser o favorito. Logo depois da derrota para o Fluminense, na última quinta-feira, o diretor de futebol Alfredo Ibiapina confirmou o interesse. “O Renato é um nome que nos agrada, é um perfil que nos agrada e vamos trabalhar em cima, vamos ver o que vai ser”, afirmou, destacando a característica de “motivador” do treinador.
Desde então, foram três dias de longas reuniões até as partes chegarem a um acerto, anunciado no início da tarde desta segunda. Estou muito feliz com esse acerto com o Atlético Paranaense. Em minha vida, tudo o que fiz foi com vontade. Sei que a situação do clube não é fácil, mas gosto de desafios e vou me esforçar para ajudar ao máximo o Atlético na recuperação no Brasileiro. A torcida pode ficar tranquila que vou procurar ao máximo tirar o Atlético desta situação, declarou o novo técnico em entrevista ao site oficial do clube.
Carreira
Renato Portaluppi foi um dos jogadores mais marcantes do futebol brasileiro nos últimos anos. Conquistou vários títulos, tornou-se ídolo de torcidas, atuou pela Seleção Brasileira e na Itália e foi considerado um dos melhores atacantes de sua época. Fora dos campos, envolveu-se em diversas polêmicas, como fugas de concentração, brigas e declarações bombásticas.
Começou a sua carreira de técnico em 1996, no Fluminense, quando ainda era jogador. O time estava ameaçado pelo rebaixamento e Renato assumiu o comando interinamente, prometendo desfilar nu pelo Rio de Janeiro caso a equipe fosse rebaixada – o que de fato aconteceu. Seguiu jogando por mais três temporadas, até pendurar as chuteiras em 99. No ano seguinte, iniciou efetivamente uma carreira de técnico, dirigindo o Madureira.
Construiu sua trajetória sobretudo nos times do Rio de Janeiro. Teve mais quatro passagens pelo Fluminense e duas pelo Vasco da Gama. Com o Vasco, foi vice-campeão da Copa do Brasil e sexto colocado do Campeonato Brasileiro, em 2006. Depois desse trabalho, conquistou status como técnico. Voltou ao Fluminense e no ano seguinte, 2007, foi campeão da Copa do Brasil, seu primeiro título. Em 2008, levou o Flu à final da Libertadores, mas perdeu para a LDU de Guerrón, que agora será seu jogador no Atlético.
Ainda em 2008, trocou o Fluminense pelo Vasco e foi rebaixado para a Série B. Voltou mais uma vez ao Flu, antes de acertar com o Bahia. Fez uma ótima campanha na Série B e recebeu uma proposta do Grêmio, clube onde começou a carreira como futebolista e onde é um dos maiores ídolos. Tirou o Grêmio da zona de rebaixamento e terminou o campeonato na quarta colocação, conquistando vaga para a Libertadores.
Neste ano, depois de perder o Campeonato Gaúcho para o Inter e fazer uma campanha oscilante, pediu demissão. Não ficou desempregado por muito tempo, tendo sido procurado pelo Atlético logo em seguida.
Ficha técnica
Nome: Renato Portaluppi (Renato Gaúcho)
Local de nascimento: Guaporé (RS)
Data nascimento: 09/09/1962
Clubes como jogador: Esportivo, Grêmio, Flamengo, Roma-ITA, Botafogo, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Fluminense e Bangu
Clubes como técnico: Fluminense (1996), Madureira (2000 a 2001), Fluminense (2002 a 2003), Vasco (2005 a 2007), Fluminense (2007 a 2008), Vasco (set a dez/2008), Fluminense (jul a set/2009), Bahia (dez/2009 a ago/2010) e Grêmio (ago/2010 a jun/2011)