Time fica a 5 pontos do primeiro fora da ZR
Recentemente, sob o comando do ex-treinador Renato Gaúcho, o Atlético reagiu dentro do Campeonato Brasileiro e chegou a ficar sete partidas sem perder, subindo posições e conseguindo, pela primeira vez na competição, dormir uma rodada fora da zona de rebaixamento. Porém, parece que a boa fase passou e a má fase retornou.
Há quatro partidas sem vencer, somando dois empates e duas derrotas, e vendo os adversários diretos na luta para não descer de divisão somando pontos, inclusive vencendo os ponteiros do Campeonato, o Rubro-Negro voltou a cair de rendimento e a perder posições importantes no campeonato. Ainda pior, teve a distância para a primeira equipe fora da zona de rebaixamento aumentada.
Hoje o Atlético ocupa vice-lanterna da competição com apenas 18 pontos em 21 rodadas, apenas um ponto à frente do América-MG. O Avaí ocupa a 18° colocação com 20 pontos e o Atlético-MG fecha a zona de rebaixamento, com 21 pontos na 17° colocação. As primeiras equipes fora da ZR são o Bahia e o Santos, ambos com 23 pontos ganhos. A equipe paulista ainda tem um jogo a menos na competição.