Levanta, sacode a poeira, dá a volta por cima!
Sempre fui muito incisivo e bati na tecla: se fosse de cair que caísse! Não concordo com essa de ficar tapando o sol com a pereira! Não concordo com o discurso dos prejuízos da Segundona! Prejuízo maior foi ficar 5 anos se arrastando, apanhando como cachorro de rua! Se tivesse caído há 3 anos atras quem sabe hoje estaríamos comemorando mais um titulo nacional! Sim! Por que não? O choque de gestão seria inevitável!
Mas não adianta lamentarmos neste momento! Fica para a nova diretoria a lição acumulada de 5 anos. E não custa lembrar a todos: de 2006 para cá, não é apenas a diretoria atual que falhou! Ela a penas sacramentou os erros que se iniciaram, sim, na era Petraglia!
Apenas para citar, os maiores dos erros, do futebol profissional, têm sido:
* a intensa rotatividade de treinadores;
* as apostas em garotos muito inexperientes (que por sinal têm talento mas no campo mostram-se lançados as pressas,na ‘fogueira’);
* o lamentável hábito de se jogar o primeiro semestre fora, quando deveria ser o período de adquirir entrosamento e fazer a base para competições vigorosas como o brasileiro, além de desperdiçar a Copa do Brasil!
Esta certo que em 2011 houve uma atípica mudança de politica, com aposta em jogadores rodados, caros, emprestados e velhos. Mas essa não foi a característica desse tenebroso período! Foi sim a gota d’água!
Enfim, muitas vezes critiquei Mario Celso Petraglia por ter deixado nosso futebol sem competitividade! Espero sinceramente que, caso saia vitorioso, volte a ser o velho Mandachuva dos anos gloriosos, da revolução de 95, da conquista de 2001 e da campanha de 2004! Acho que sua gestão se perdeu no próprio ego, na forma de gerir as coisas do clube, e surge enfim uma oportunidade de rever os erros e refazer com maestria (coisa que sabe fazer muito bem!
Não vejo nada de ruim em Mario reassumir o clube! Pra mim, sinceramente, é a melhor alternativa! Apenas torço para que não tropecem na própria soberba! Temos que acabar com esse discurso de Arena, Copa do Mundo, CT do Caju! Ficou provado que estrutura não ganha jogo! Se bem utilizada, ajuda e muito! Mas quem decide veste chuteira!
Não é questão de ter super craques, muito menos de se gastar horrores! É apenas corrigir o rumo! Os principais times do Furacão na história tiveram revelações maravilhosas e há anos não surge um time que encha nossos olhos de orgulho! Com identidade! Quem não tem saudades daquele velho contra-ataque mortal com pontas rápidos e um matador artilheiro?
Não quero que este texto soe em tom de criticas! Manifesto meu apoio neste momento! Mas é inevitável citar que não basta apenas criticar a conjuntura, jogar a responsabilidade nos empresários, no poder econômico, nas arbitragens! Essas mazelas estão ai e só tendem a piorar (pela própria politica de cotas de Tv implantada em 2011)! O exemplo de que é possível infelizmente vem do rival!
Novamente! é uma boa oportunidade para se redimir! E de baixar a crista de quem não ganhou nada de importante em 2011 e se acha a superpotência do futebol Mundial (Mora no Alto da Glória por causa de uma igreja, apenas!)