CapGigante vence e Petraglia será o novo presidente
Mario Celso Petraglia está de volta ao Atlético. A sua chapa CapGigante venceu a eleição realizada nesta quinta-feira com 3.213 votos de um total de 4.794 votos. A chapa Paixão pelo Furacão, de Enio Fornéa Júnior e Diogo Fadel Braz, teve 1.565 votos. Houve 3 votos brancos e 13 votos nulos.
Em termos percentuais, a chapa CapGigante teve cerca de 67% dos votos válidos e a chapa Paixão pelo Furacão teve cerca de 33% dos votos válidos.
A eleição atleticana foi a quarta maior já realizada por clubes brasileiros, com quase cinco mil votos. Apenas os dois últimos pleitos do Internacional e a eleição do Grêmio de 2008 computaram mais votos do que a eleição do Furacão.
Antonio Carlos de Pauli Bettega, o Tataio, já foi empossado presidente do Conselho Deliberativo para o triênio 2012-2014. O novo Conselho do Rubro-Negro é formado por 292 sócios. O número máximo permitido é de 300 conselheiros. Segundo as normas do Estatuto, as oito vagas podem ser preenchidas através de eleição realizada pelos membros do próprio Conselho Deliberativo (art. 52, parágrafo 4º).
A primeira reunião do novo Conselho será realizada nesta sexta-feira às 18h30. Nesta oportunidade, os conselheiros elegerão os membros do Conselho Administrativo, do Conselho Fiscal e da Câmara de Ética e Disciplina. Segundo a chapa informou durante a campanha, Mario Celso Petraglia será eleito presidente do Conselho Administrativo, que deverá ser composto por no mínimo três e no máximo nove membros.
Petraglia: gestão voltada ao futebol
Petraglia volta ao comando do Atlético depois de três anos de afastamento. O empresário começou a contribuir com o clube ainda na década de 80, mas foi em 1995 que ele se tornou o principal mandatário do Rubro-Negro. Até 2008, ocupou os cargos de presidente do Conselho Deliberativo e integrante do Conselho Administrativo, mas sempre com forte poder de decisão na gestão do clube.
Em 2008, integrou a chapa Coração Rubro-Negro, que elegeu Marcos Malucelli como presidente do Atlético. Mas logo em seguida ambos se desentenderam e Petraglia passou a criticar a gestão do clube.
Em junho deste ano, anunciou sua candidatura em uma entrevista coletiva. Quatro meses depois, foi lançada a chapa CapGigante. Durante a campanha, a chapa conquistou apoio da Torcida Organizada Os Fanáticos e de diversos ex-jogadores do Atlético, principalmente dos campeões brasileiros de 2001.
Segundo Petraglia, a sua gestão para os próximos três anos será voltada ao futebol. “O futebol será nossa prioridade, mas nenhum sacrifício que venha do futebol e seus produtos será preciso ir para os tijolos”, afirmou.