15 dez 2011 - 23h31

Relembre a trajetória de Petraglia no Atlético

Mario Celso Petraglia está de volta ao Atlético. Depois de cerca de três anos fora do clube por divergências com a antiga diretoria, o cartola retorna ao clube e deve ser indicado como presidente do Conselho Administrativo do clube – cargo que já ocupou anteriormente.

Petraglia é conselheiro do Atlético desde os anos 80, mas seu nome ganhou peso após 1995. O dirigente liderou um movimento que resultou no retorno do Atlético à série A do Brasileirão, construiu a Arena da Baixada, conquistou os títulos da Seletiva e do Campeonato Brasileiro em 2001, além de títulos Paranaenses.

Após a maior conquista do clube, porém, a relação de Petraglia com outros dirigentes foi de atrito. Em 2002, ele chegou a se afastar do Atlético, mas retornou após o movimento “Fica Petraglia”. Depois disso, nomes que fizeram parte de diretorias anteriores, como Marcus Coelho, Enio Fornea e Ademir Adur deixaram o clube – culminando com a participação desses em chapa de oposição à Petraglia nas eleições deste ano.

Petraglia foi nome forte do Atlético até o final de 2008, apoiado principalmente por João Augusto Fleury da Rocha, então presidente do Conselho Administrativo do Atlético. Sob o comando da dupla, o Atlético chegou à final da Libertadores da América de 2005 e conquistou o Paranaense daquele ano, além do vice-campeonato brasileiro, em 2004.

Na última eleição, Petraglia apoiou a chapa de Gláucio Geara e Marcos Malucelli, que venceu o pleito. Após divergências com Malucelli, deixou o dia a dia do clube já no início de 2009. Na oposição, Petraglia fez duras críticas à diretoria e, mesmo fora da diretoria, conseguiu mobilizar um grupo de conselheiros e aprovar a construção da segunda fase da Arena da Baixada com recursos do Atlético.

A presença do ex-presidente nas redes sociais – principalmente no Twitter – foi constante nos últimos anos. Fora de campo, Petraglia também articulou movimentos como a Assocap e a chapa CapGigante – eleita nas eleição desta quinta-feira.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…