Falta motivação
Estava aqui pensando sobre o time do Atlético, nos últimos 5 ou 7 anos. E começo na conclusão: que falta motivação. Times de postura omissa, com jogadores que utilizam sempre o mesmo clichê: ‘ Com toda essa estrutura… não tem como ficar nessa situação.’ Ora, o óbvio garante: se tem essa estrutura, por que não está sendo usada pra maioridade, com títulos?
Agora entro em detalhes: Depois do detonado vice de Libertadores de 2005, o time deu uma cartada interessante: trazendo um alemão campeão para ser técnico, resultou em fiasco. Evoluir na Copa do Brasil ou Sul Americana, desafogar o susto daquela Libertadores… vamos aí, mas como? Faltou investimento? Não disponho de dados adequados para afimar o que parece óbvio: simplesmente não souberam montar time, não teve método para se afirmar em alguma competição, sucumbiram à vontade alheia. E principalmente jogadores de níveis inferiores à média dos clubes grandes. Se fosse pra passar anos aturando uma palhaçada de: uhul, somos guerreiros, não vamos cair, pau no cú dos coxa… pelo menos que avisassem: ó, o Atlético morreu, antes mesmo de decretar jogos lastimáveis pra quem sonha ser grande.
Um dos principais problemas é a falta de motivação pra torcida. Quem acompanha a mídia, vê os encarregados se livrando de compromissos, abafando boatos, falando em não gastar ou gastando errado… não se esclarecendo muito bem com a torcida, que mesmo sendo fiel, passa a ter suas dúvidas disso.
Morando fora de Curitiba por um tempo, conheci outros torcedores que dizem: que foda deve ser ser torcedor do Botafogo e do Galo, nunca ganham.
Mas tirando alguns belos tropeços de ambos, suas campanhas têm sido mais consistentes, não nos números talvez, mas de time em campo.
O Atlético não tem mais estádio direito pra se promover, seu caixa parece bom, mas não parece disposto a gastar pra pôr jogadores de alto nível em campo. Time bom já não tem mais faz tempo e se vacilar perde não só o apoio, mas o comprometimento e interesse da torcida. Estádio bonito de Copa não vai satisfazer os torcedores. Pelo menos aos que imaginam títulos e observam a situação dos outros clubes.
Pra finalizar, gostaria de apontar os adversários que o Atlético tem pior histórico em confrontos diretos: Grêmio, Figueirense, Palmeiras, Santos, Vasco e Náutico. São times que o Atlético precisa ter foco, para a longo prazo nivelar a disputa.
Grato pela atenção ao desabafo.
Te sigo em toda parte, Flávio.