Dezessete anos depois, Furacão volta a conquistar acesso
Dezessete anos depois, o Atlético voltou a conquistar um acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro. A última vez que o clube havia disputado a Segunda Divisão havia sido em 1995. Naquele ano, o Furacão de Oséas e Paulo Rink passou por cima dos rivais e o Atlético foi campeão da Série B, conquistando o direito de voltar à Série no ano seguinte.
Desde então, o Atlético permaneceu entre os principais clubes do país, disputando a Primeira Divisão de forma ininterrupta entre 1996 e 2011. Nesse período, a equipe foi campeã brasileira (2001) e vice-campeã (2004). Em 2011, com um 17º lugar, voltou para a Série B.
Em comum entre as duas campanhas, a figura do presidente Mario Celso Petraglia. Tanto em 1995 quanto em 2012 ele exerceu o primeiro ano de sua gestão. Naquela ocasião, era o líder de um movimento que reconstruiu o clube. Agora, reassumiu o comando depois de três anos afastado.
1995
Em 17 anos, muita coisa mudou no futebol brasileiro. A Série B de 1995 foi disputada por 24 clubes em uma fórmula de disputa que previa quatro fases, com os dois melhores subindo para a Série A. O Atlético fez 28 jogos, com uma campanha impressionante: 20 vitórias, 5 empates e apenas 3 derrotas. O Coritiba foi o vice-campeão e também subiu para a Primeira Divisão, mas voltou a cair duas vezes no mesmo período.
Dos 24 clubes que disputaram a Série B de 1995, apenas três além do Atlético também participaram da Série B em 2012: Ceará, CRB e América de Natal. Coritiba, Náutico e Ponte Preta estão hoje na Sèrie A. Dos outros 17, alguns vêm oscilando entre as Séries C e D (Santa Cruz, Remo, Londrina, Mogi Mirim e Central) e outros sumiram completamente do cenário futebolístico nacional (Goiatuba, Barra do Garças, Novorizontino, Desportiva, Sergipe e Ferroviária).
1982 e 1990
Esta foi a quarta vez que o Atlético conquistou o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro. A primeira foi em 1982, na Taça de Prata. O Furacão venceu o Grupo J e conquistou o acesso ao lado de Corinthians, América-RJ e São Paulo-RS. Naquela época, o regulamento previa a classificação de quatro clubes para a Taça Ouro, equivalente à Primeira Divisão, já na mesma temporada.
Em 1990, o segundo acesso veio com o vice-campeonato da Série B. O campeão foi o Sport, que tinha melhor campanha e se beneficiou com os dois empates da final.
Obs: atualizada e corrigida com informações do GloboEsporte.com.