25 nov 2012 - 11h26

Dezessete anos depois, Furacão volta a conquistar acesso

Dezessete anos depois, o Atlético voltou a conquistar um acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro. A última vez que o clube havia disputado a Segunda Divisão havia sido em 1995. Naquele ano, o Furacão de Oséas e Paulo Rink passou por cima dos rivais e o Atlético foi campeão da Série B, conquistando o direito de voltar à Série no ano seguinte.

Desde então, o Atlético permaneceu entre os principais clubes do país, disputando a Primeira Divisão de forma ininterrupta entre 1996 e 2011. Nesse período, a equipe foi campeã brasileira (2001) e vice-campeã (2004). Em 2011, com um 17º lugar, voltou para a Série B.

Em comum entre as duas campanhas, a figura do presidente Mario Celso Petraglia. Tanto em 1995 quanto em 2012 ele exerceu o primeiro ano de sua gestão. Naquela ocasião, era o líder de um movimento que reconstruiu o clube. Agora, reassumiu o comando depois de três anos afastado.

1995

Em 17 anos, muita coisa mudou no futebol brasileiro. A Série B de 1995 foi disputada por 24 clubes em uma fórmula de disputa que previa quatro fases, com os dois melhores subindo para a Série A. O Atlético fez 28 jogos, com uma campanha impressionante: 20 vitórias, 5 empates e apenas 3 derrotas. O Coritiba foi o vice-campeão e também subiu para a Primeira Divisão, mas voltou a cair duas vezes no mesmo período.

Dos 24 clubes que disputaram a Série B de 1995, apenas três além do Atlético também participaram da Série B em 2012: Ceará, CRB e América de Natal. Coritiba, Náutico e Ponte Preta estão hoje na Sèrie A. Dos outros 17, alguns vêm oscilando entre as Séries C e D (Santa Cruz, Remo, Londrina, Mogi Mirim e Central) e outros sumiram completamente do cenário futebolístico nacional (Goiatuba, Barra do Garças, Novorizontino, Desportiva, Sergipe e Ferroviária).

1982 e 1990

Esta foi a quarta vez que o Atlético conquistou o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro. A primeira foi em 1982, na Taça de Prata. O Furacão venceu o Grupo J e conquistou o acesso ao lado de Corinthians, América-RJ e São Paulo-RS. Naquela época, o regulamento previa a classificação de quatro clubes para a Taça Ouro, equivalente à Primeira Divisão, já na mesma temporada.

Em 1990, o segundo acesso veio com o vice-campeonato da Série B. O campeão foi o Sport, que tinha melhor campanha e se beneficiou com os dois empates da final.

Obs: atualizada e corrigida com informações do GloboEsporte.com.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…