25 maio 2013 - 17h56

Confira a análise tática do Fluminense

O Atlético dará o pontapé na jornada do Campeonato Brasileiro 2013 neste domingo, diante do Fluminense, atual campeão brasileiro. O jogo acontecerá no Estádio Estádio Cláudio Moacir de Azevedo, o Moacirzão, em Macaé, às 18h30.

O Tricolor carioca atuará com uma equipe alternativa, já que a equipe está nas quartas de final da Copa Libertadores da América e tem direcionado todas as suas forças para a competição continental.

A partida diante do Fluminense será importante, pois mesmo com o time reserva, a equipe carioca tem bons jogadores e que já foram titulares em outros períodos no Tricolor das Laranjeiras. A equipe comandada por Abel Braga terá apenas um titular em campo e será o goleiro Diego Cavallieri.

A vitória na estreia será fundamental para o rubro-negro começar com o pé direito na competição e seguir embalado para os primeiros jogos da Série A, lembrando que este ano teremos uma parada na competição em virtude da Copa das Confederações.

Abel já confirmou o Fluminense e a equipe sai do tradicional 4-4-2 utilizado na Libertadores e vem no 3-5-2 para enfrentar o Furacão. O lateral-esquerda Monzón deverá atuar como um ponta-esquerda quando a equipe tiver a bola nos pés. Quando atacar, o Fluminense deverá usar Felipe no meio, com Monzón fazendo a função de meia avançado pela esquerda, para aproveitar os espaços do lado do campo, com Samuel jogando como um atacante mais móvel, flutuando entre a área e a ponta direita e com Sóbis mais centralizado. Uma das principais jogadas desta provável equipe armada por Abel, será o cruzamento vindo da esquerda, já que Monzón e Felipe devem se aproximar para criar espaços e conseguir alçar a bola na área rubro-negro, e Rafael Sóbis terá a missão de ganhar de Cleberson e Manoel na bola aérea.

Já o Furacão terá apenas uma dúvida clara para começar a partida. Drubscky ainda não definiu quem será o lateral-direita, mas Jonas leva vantagem sobre o jovem Léo. A vantagem de Jonas é baseada na experiência, já que para o treinador rubro-negro, para a estreia na Séria A, a experiência de Jonas poderá fazer a diferença.

O comandante rubro-negro não confirmou o ataque que irá utilizar em Macaé, mas tudo indica que a dupla de ataque formada por Marcelo e Éderson tem preferência para iniciar o Campeonato Brasileiro no ataque do Furacão. Com apenas dois desfalques, os meias Elias e Maranhão, o rubro-negro só tem a dúvida na lateral-direita.

Escalações

Fluminense: Berna, Gum, Elivelton e Anderson; Wellington Silva, Fabio, Diguinho, Felipe e Monzon; Sobis e Samuel.
Atlético* : Weverton; Léo (Jonas), Manoel, Cleberson e Pedro Botelho; Deivid, João Paulo, Felipe e Everton; Marcelo e Éderson.
* Escalações não foram confirmadas pelos técnicos.

Fique de olho: Rafael Sóbis e Felipe. Os dois serão os responsáveis pelas principais chances do Fluminense e tem qualidade de sobra para poder fazer a diferença. A bola parada do meia Felipe é extremamente perigosa e Rafael Sóbis tem muita qualidade na finalização e no trabalho de pivô quando necessário. Outro perigo que poderá surgir é Monzón, que deverá atuar como ponta-esquerda para auxiliar na criação das jogadas pela esquerda do campo.

Caminho da vitória: Com a alteração no esquema tático do Flu (mudando do 4-4-2 para o 3-5-2), o Furacão terá que contar com o bom apoio dos laterais para conseguir criar espaços pelos lados do campo e precisará contar com uma rápida troca de passes na intermediária carioca, para criar espaços na defesa do Fluminense. E os atacantes Marcelo e Éderson terão que se movimentar conforme a troca de passes, para confundir a zaga e criar buracos na defesa carioca.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…