Confira a análise tática do Fluminense
O Atlético dará o pontapé na jornada do Campeonato Brasileiro 2013 neste domingo, diante do Fluminense, atual campeão brasileiro. O jogo acontecerá no Estádio Estádio Cláudio Moacir de Azevedo, o Moacirzão, em Macaé, às 18h30.
O Tricolor carioca atuará com uma equipe alternativa, já que a equipe está nas quartas de final da Copa Libertadores da América e tem direcionado todas as suas forças para a competição continental.
A partida diante do Fluminense será importante, pois mesmo com o time reserva, a equipe carioca tem bons jogadores e que já foram titulares em outros períodos no Tricolor das Laranjeiras. A equipe comandada por Abel Braga terá apenas um titular em campo e será o goleiro Diego Cavallieri.
A vitória na estreia será fundamental para o rubro-negro começar com o pé direito na competição e seguir embalado para os primeiros jogos da Série A, lembrando que este ano teremos uma parada na competição em virtude da Copa das Confederações.
Abel já confirmou o Fluminense e a equipe sai do tradicional 4-4-2 utilizado na Libertadores e vem no 3-5-2 para enfrentar o Furacão. O lateral-esquerda Monzón deverá atuar como um ponta-esquerda quando a equipe tiver a bola nos pés. Quando atacar, o Fluminense deverá usar Felipe no meio, com Monzón fazendo a função de meia avançado pela esquerda, para aproveitar os espaços do lado do campo, com Samuel jogando como um atacante mais móvel, flutuando entre a área e a ponta direita e com Sóbis mais centralizado. Uma das principais jogadas desta provável equipe armada por Abel, será o cruzamento vindo da esquerda, já que Monzón e Felipe devem se aproximar para criar espaços e conseguir alçar a bola na área rubro-negro, e Rafael Sóbis terá a missão de ganhar de Cleberson e Manoel na bola aérea.
Já o Furacão terá apenas uma dúvida clara para começar a partida. Drubscky ainda não definiu quem será o lateral-direita, mas Jonas leva vantagem sobre o jovem Léo. A vantagem de Jonas é baseada na experiência, já que para o treinador rubro-negro, para a estreia na Séria A, a experiência de Jonas poderá fazer a diferença.
O comandante rubro-negro não confirmou o ataque que irá utilizar em Macaé, mas tudo indica que a dupla de ataque formada por Marcelo e Éderson tem preferência para iniciar o Campeonato Brasileiro no ataque do Furacão. Com apenas dois desfalques, os meias Elias e Maranhão, o rubro-negro só tem a dúvida na lateral-direita.
Escalações
Fluminense: Berna, Gum, Elivelton e Anderson; Wellington Silva, Fabio, Diguinho, Felipe e Monzon; Sobis e Samuel.
Atlético* : Weverton; Léo (Jonas), Manoel, Cleberson e Pedro Botelho; Deivid, João Paulo, Felipe e Everton; Marcelo e Éderson.
* Escalações não foram confirmadas pelos técnicos.
Fique de olho: Rafael Sóbis e Felipe. Os dois serão os responsáveis pelas principais chances do Fluminense e tem qualidade de sobra para poder fazer a diferença. A bola parada do meia Felipe é extremamente perigosa e Rafael Sóbis tem muita qualidade na finalização e no trabalho de pivô quando necessário. Outro perigo que poderá surgir é Monzón, que deverá atuar como ponta-esquerda para auxiliar na criação das jogadas pela esquerda do campo.
Caminho da vitória: Com a alteração no esquema tático do Flu (mudando do 4-4-2 para o 3-5-2), o Furacão terá que contar com o bom apoio dos laterais para conseguir criar espaços pelos lados do campo e precisará contar com uma rápida troca de passes na intermediária carioca, para criar espaços na defesa do Fluminense. E os atacantes Marcelo e Éderson terão que se movimentar conforme a troca de passes, para confundir a zaga e criar buracos na defesa carioca.