12 jun 2013 - 11h59

Artilheiros da Era Drubscky viram reservas

Os três principais artilheiros da Era Drubscky viraram reservas no Atlético Paranaense. Os atacantes Marcelo e Marcão e o meia Elias marcaram juntos 36 gols nas 33 partidas oficiais sob o comando do técnico Ricardo Drubscky. No Campeonato Brasileiro de 2013, porém, os três passaram mais tempo no banco do que em campo.

Desses 33 jogos, 25 foram na Série B de 2012, três na Copa do Brasil de 2013 e cinco no Brasileirão 2013. O time marcou 68 gols nessas partidas. Ou seja, o trio de reservas é responsável por 52% dos gols desse período.

Marcelo é o goleador de Drubscky, com 14 gols em 28 partidas (20 como titular). Marcão fez 13 gols em 29 jogos (26 como titular). Elias tem nove gols em 23 partidas (22 como titular). O quarto dessa lista é o meia Paulo Baier, com seis gols. Ele só foi titular em seis jogos com Drubscky — incluindo as duas últimas rodadas do Brasileirão — e entrou como substituto em 16 confrontos.

Marcelo, Marcão e Elias foram titulares absolutos na Série B de 2012, mas em 2013 começaram a perder espaço. Uma explicação é o bom desempenho do atacante Éderson, revelado nos juniores quando Drubscky era coordenador das categorias de base do clube. Ele voltou de empréstimo ao ABC no começo de 2013 e, inicialmente, “roubou” a posição de Marcão, ou seja, centroavante. Depois também foi utilizado na função de Marcelo – como meia-ponta no 4-2-3-1. Em 2013, Éderson marcou cinco gols em sete partidas (seis como titular).

Já Elias sofreu uma lesão em maio. Voltou na 4ª rodada do Brasileirão – entrou na vitória por 4 a 3 sobre a Ponte Preta e deu o passe para Marcão fazer o 4º gol. Mesmo assim, nem ficou no banco na 5ª rodada. Sem Elias, Drubscky usou Felipe como meia centralizado no 4-2-3-1. Nas duas últimas rodadas, a vaga ficou com Paulo Baier e Felipe passou a atuar como meia-ponta pela direita.

Felipe, aliás, é o jogador com mais assistências na Era Drubscky, com nove. Em segundo lugar nessa lista estão o volante João Paulo e o lateral-esquerdo Pedro Botelho, ambos com oito.

Os artilheiros da Era Drubscky [infográfico: Bem Paraná]



Últimas Notícias