18 ago 2013 - 12h09

Confira a análise tática do Criciúma

No final da tarde deste domingo, o Atlético enfrentará o Criciúma, na Vila Capanema. O confronto fecha a 15ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Depois de cinco partidas sem vencer, o Criciúma reencontrou o caminho das vitórias no meio da semana, quando venceu o Náutico, por 3 a 0. Já o Furacão empatou com o Tricolor paulista e chegou a nove jogos de invencibilidade. Neste domingo, a Vila Capanema terá um confronto entre opostos no Brasileirão. O Furacão tem o segundo melhor ataque da competição e o Tigre catarinense tem a segunda pior defesa.

Depois de dois empates seguidos, o Rubro-Negro espera um bom desempenho das partidas contra o Goiás, Bahia e até o duelo contra o Inter. Vagner Mancini terá o desfalque do lateral-esquerda Pedro Botelho e do atacante Dellatorre. Mesmo assim, ele não deverá alterar o esquema tático e contará com Éderson, artilheiro do Furacão, como substituto natural de Dellatorre. Já pela lateral-esquerda, Léo deverá ser improvisado e Jonas ganhará mais uma oportunidade. A única dúvida fica por conta do retorno de Zezinho, depois de cumprir suspensão automática, que disputará a vaga com Bruno Silva.

Pelo lado do Tigre, Oswaldo Alvarez, o Vadão, terá cinco desfalques. Ele não poderá contar com os zagueiros Ewerton Páscoa e Fábio Ferreira, além de ter o volante Elton e os meias Daniel Carvalho e André Gava vetados pelo departamento médico do Tigre. Com as alterações, Vadão deverá jogar no 4-4-2, com variações constantes para o 4-3-1-2, com João Vitor assumindo a função de cérebro da meia-cancha do Criciúma.

Vadão conta com uma equipe que tem buscado ser mais rápida na recomposição defensiva, usando Serginho e Marlon como zagueiros em determinados momentos para tentar evitar as falhas defensivas da equipe. O Criciúma tem apresentado problemas na transição rápida em busca do contra-ataque, mas isso pode mudar com a presença de João Vitor como armador central da equipe e que tem qualidade no passe de média distância e poderá deixar Wellington Paulista e Lins em boas condições na tentativa dos contra-ataques.

Escalações

Atlético*: Weverton; Jonas, Manoel, Luiz Alberto e Léo; João Paulo, Bruno Silva (Zezinho), Everton e Paulo Baier; Marcelo e Éderson.

Criciúma*: Helton Leite; Sueliton, Matheus Ferraz, Leonardo e Gilson; Serginho, Marlon, Ivo e João Vitor; Lins e Wellington Paulista.

* Escalações não foram confirmadas pelos técnicos.

Fique de olho: João Vitor. O meio-campista será o principal articulador do Tigre e as principais jogadas de perigo ao gol de Weverton devem começar em seus pés. Na jogada aérea, o zagueiro Matheus Ferraz tem mostrado um excelente aproveitamento, marcando três gols no Brasileirão. O ataque do Tigre não é dos mais técnicos, mas não tem medo de arriscar e isso faz com que Lins e Wellington Paulista possam infernizar o gol de Weverton, com chutes vindos de todas as direções.

Caminho da vitória: Jogadas rápidas pelo lado direito do ataque rubro-negro farão com que Leonardo e Gilson tenham trabalho para conseguir afastar o perigo. Éderson jogando em velocidade e profundidade deve ser a principal jogada e Jonas deverá ter a chance de mostrar todas as suas virtudes ofensivas.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…