Joinville é logo ali
A partida do próximo domingo poderá selar a vaga atleticana para mais uma participação na Copa Libertadores da América em 2014. O Rubro-Negro encara o Vasco podendo empatar para carimbar a vaga, mas sabe que não terá vida fácil diante dos cariocas, que lutam para não serem rebaixados à Série B.
Para garantir a vaga, o Furacão vai contar com o apoio da torcida na Arena Joinville, de propriedade do JEC, que mais uma vez receberá uma partida do Furacão. No último dia 24 de novembro, o time do técnico Vagner Mancini já jogou no local diante do Náutico, goleando por 6 a 1. Agora, na última rodada do Brasileirão, a Furacao.com preparou um guia da cidade para os atleticanos que pegarão a estrada na expectativa de empurrar o time.
Pé na estrada
O Rubro-Negro vai viajar apenas 130 quilômetros com 55% de aproveitamento no Campeonato Brasileiro. Na terceira posição com 61 pontos, são 17 vitórias em 37 jogos, com dez empates e dez derrotas.
A partida está marcada para às 17h e será na Arena Joinville, que tem capacidade para 20 mil pessoas. O espaço destinado à torcida atleticana tem tudo para ficar lotado. As caravanas da Torcida Os Fanáticos e particulares que seguirão à cidade do norte catarinense prometem deixar mais uma cidade pintada de vermelho e preto.
Localizada em Santa Catarina, Joinville foi fundada em 9 de março de 1851 e é conhecida como "Manchester Catarinense", "Cidade das Flores", "Cidade dos Príncipes", "Cidade das Bicicletas" e "Cidade da Dança". Cidade mais populosa do estado, Joinville tem cerca de 552 mil habitantes e é o mais importante polo econômico, tecnológico e industrial de Santa Catarina.
Como chegar
Da capital paranaense, a viagem é feita pela BR-101. Partindo de Blumenau, o acesso à BR-101 se dá pela BR-280, passando pelos municípios de Massaranduba e Guaramirim, tendo como partida inicial a SC-474, que depois se torna SC-413. Outra opção é seguir o caminho pelo litoral, pegando a SC-470 e, então, a saída para a BR-101, sentido Curitiba.
De ônibus a opção é utilizar a Auto Viação Catarinense, que faz o trajeto Curitiba-Joinville.
Onde comer
No jogo contra o Náutico, alguns atleticanos "sofreram" porque vários dos bons lugares recomendados em Joinville não abrem aos domingos.
Por isso, o torcedor atleticano Leonardo Batistel, que mora na cidade, dá algumas dicas. "São basicamente essas as opções para almoço, lugares onde estavam concentrados a maioria dos atleticanos nos jogos em Joinville", diz.
– Adriano Lanches (Av. Getúlio Vargas, 850 Bucarein)
– Shopping Mueller praça de alimentação
Rua Senador Felipe Schmidt, esquina com a rua Pedro Lobo – Centro
– Arena Grill – em frente ao estádio
– Furlans Petiscaria – em frente ao estádio
Onde se hospedar
– Hotel Graciosa
R. Florianópolis, 406 Itaum (próximo ao estádio)
Pontos turísticos
– Mirante da cidade
A 250 metros de altura, tem uma vista de 360º no topo do Morro do Boa Vista e oferece uma bela vista panorâmica da cidade, da baía da Babitonga e de São Francisco do Sul. Acesso livre ao público.
Rua Saguaçu, no alto do Morro do Boa Vista
De acordo com Batistel, a decoração de natal em toda a cidade, principalmente na via-gastronômica, Shopping Mueller e praças Dario Salles, da Bandeira, Nereu Ramos, além da tradicional árvore gigante também estão muito bonitas.
Colaboração: Leonardo Batistel