9 dez 2013 - 21h03

Fanáticos pode ser proibida de frequentar estádios

A grave briga entre torcedores do Atlético e do Vasco, na última rodada do Campeonato Brasileiro, domingo (08), na Arena Joinville, deve marcar o afastamento da principal torcida organizada do clube dos estádios de futebol. De acordo com o Ministério Público do Paraná, uma prévia do acordo foi definida nesta segunda-feira e a assinatura do acordo, que prevê a suspensão temporária da torcida Os Fanáticos das praças esportivas, deve ocorrer nesta terça-feira.

“São fatos lamentáveis e merecem uma atitude rápida e eficaz do poder público. Tivemos uma audiência com diretores da torcida Os Fanáticos e já acordamos com eles previamente um afastamento dos estádios. Vamos nos reunir pela manhã de amanhã (terça-feira) para definir o prazo do afastamento e assinar o documento”, informou o promotor de justiça do Ministério Público do Paraná, Maximiliano Deliberador, em entrevista ao portal GloboEsporte.com.

O documento deve formalizar a proibição da Fanáticos em frequentar estádios por um período, a ser definido na reunião desta terça-feira. O prazo pode ser de até três anos, conforme prevê o Estatuto do Torcedor.

Fanáticos se defende

Em nota publicada no site da Fanáticos, a organizada se defendeu dos acontecimentos, cobrou publicamente punição também das autoridades competentes e alegou agir em “legítima defesa”.

“Se alguém invade sua casa, onde está sua família e seu patrimônio, você se trancaria no banheiro ou partiria para cima dos agressores? Nossos torcedores partiram em direção da torcida rival no intuito de se defender e proteger nossos materiais. Em momento algum agredimos ninguém que não estivesse "procurando" briga, pelo contrário, temos vários registros de um integrante nosso defendendo e protegendo um pai e um filho vascaínos e depois sendo covardemente derrubado e pisoteado. A selvageria e a ignorância tomou conta dos dois lados, mas agredir alguém inconsciente com uma barra de metal e depois roubar o tênis e o relógio desta mesma pessoa, é o cúmulo da covardia”, diz a nota.

O texto também cobra punição às autoridades. "Muito se fala em punição dos torcedores envolvidos, punição das organizadas e inclusive punição dos clubes, mas em nenhum momento é cobrada alguma punição para as autoridades responsáveis. Elas é quem deveriam garantir a integridade de nossos torcedores e não eles mesmos. É muito fácil acabar com a violência no futebol, mas parece que isso não interessa para quem está no poder. De que adianta participarmos de reuniões, seminários, criarmos campanhas, passarmos ofícios, apontarmos os erros, as falhas e as soluções, se nada disso é ouvido ou levado em conta?", questiona a Fanáticos.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…