O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
9 dez 2013 - 14h49

Não olhe o placar. O domingo já é triste

I – Os agentes públicos.

Parabéns às autoridades de Joinville que, por concluírem se tratar de evento privado, resolveram não policiar o estádio. ¨É um evento privado? Pois o Estado não tem nada com isso. É um jogo de risco, há vidas em jogo? Não é nosso problema. Laissez-faire¨. Parabéns a esse pessoal, que decidiu em seus gabinetes deixar marginais brigarem entre si e, possivelmente, atingir pessoas de bem inocentes, que nem queriam se envolver na confusão.

II – Os ‘torcedores’. E nós, os torcedores.

Basta de sofrer por conta de atitudes inconsequentes de marginais. Já não temos cerveja nos estádios – porque, supõe-se, nosso estágio civilizatório não permite esse “risco” (a não ser na Copa, quando seguramente nos comportaremos). Agora, nós atleticanos nem temos estádio. E no ano que vem, como ficará? Teremos que ir para onde depois da punição? E quando voltarmos e não tivermos fosso para separar torcida e o campo? É triste pensar na vida das pessoas que estão hospitalizadas (por mais que, tudo indica, sejam eles os próprios culpados). É também triste pensar nos possíveis inocentes envolvidos. Mas é igualmente lamentável pensar em ir para o estádio com medo, dentro e fora dele. Porém, diante das tragédias que se repetem, e enquanto nada é feito, talvez seja mais seguro (ou não tão ruim) ser simplesmente privado do direito de ir à nossa querida Baixada, por perda de mando. Sim, caminhamos para o absurdo.

III – E agora?

Já é hora de a diretoria tomar uma atitude franca e efetiva. São sempre os mesmos – e estão sempre uniformizados, portando adereços que identificam a entidade que (antes ou ao invés do próprio Atlético) eles pretendem representar. É evidente que nem todos os membros da torcida organizada são culpados. Não se fala aqui em generalização. Mas a partir do momento em que há brigas reiteradas sempre com (vários) sujeitos portando as mesmas identificações, a torcida organizada torna-se, sim, conivente e cúmplice desses mesmos sujeitos.

É intolerável manter essa situação – e a diretoria também não pode tolerar, para não se tornar cúmplice. Esses marginais prejudicam o Clube das mais diversas formas, nem é necessário enumerar. Mas hoje, pior ainda, estão manchando o Clube Atlético Paranaense com sangue.

Cabe a nós, torcedores que não queremos confusão, não queremos briga, exigir uma postura da diretoria. Somos sócios, não? Fazemos e queremos o melhor para o Atlético, não? A torcida organizada também quer o melhor? Então não apresente justificativas para o injustificável. Ajude o Clube (e este tome verdadeiramente a iniciativa) para identificar e banir todos que entraram na briga, incluindo aqueles que nem chegaram a se envolver diretamente na luta física, mas que correram em direção à torcida do Vasco. Avisem à polícia – porque é caso de polícia. Mostrem, ¨torcedores organizados¨, que a torcida organizada realmente deve existir – e não ser extinta pelas mesmas autoridades que foram omissas na fatídica tarde de domingo. Mostre, diretoria do Clube, que realmente se importa com os demais sócios e torcedores em geral, que só querem poder acompanhar o Atlético aonde for. Cheguei a pensar ontem em várias coisas, até em deixar de ir ao estádio. Mas ainda não: cabe a nós exigir providências para que não tirem o Atlético de nós.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…