19 abr 2014 - 7h13

Confira a análise tática do Grêmio

Neste domingo (20) marca o início de mais um Campeonato Brasileiro para o Atlético Paranaense. E este que promete ser um ano duro devido às punições e perdas de mando de campo, que terá logo em sua primeira partida um adversário complicado. O Furacão será o mandante da partida, mas o duelo acontecerá no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. O time atleticano terá que mandar os primeiros jogos na competição nacional longe de Curitiba.

O Grêmio, comandado por Enderson Moreira, deverá jogar com três alterações no time titular. Rhodolfo e Werley devem ser poupados no sistema defensivo do Tricolor Imortal. Além dos zagueiros, o argentino Alan Ruiz deverá retornar ao banco de reservas, para que o camisa 10 gremista, o experiente Zé Roberto, assuma o lado esquerdo da meia cancha e do ataque gremista. Na zaga, Enderson deverá deixar Pedro Geromel e Bressan atuarem como titulares. A última vez que atuaram juntos foi na vitória do Grêmio, por 3 a 0, sobre o Pelotas, pelo Campeonato Gaúcho.

Enderson deverá colocar o Grêmio em um 4-3-1-1-1, pois contará com Edinho, Ramiro e Riveros como volantes, mas contando com a qualidade técnica de Ramiro e principalmente Riveros, para realizarem a rápida transição, que é uma das principais características dessa equipe do Grêmio. O chileno Riveros tem se mostrado uma peça importantíssima no esquema desenhado por Enderson, pois o gringo acumula a posição de volante e consegue ocupar com muita qualidade a parte central e a ponta direita do ataque do Grêmio, auxiliando Dudu que joga centralizado como meia-atacante e com ótimas inversões para o experiente Zé Roberto.

O principal caminho ofensivo do tricolor gaúcho será o lado esquerdo, com o lateral Wendell e com Zé Roberto, trabalhando a bola com velocidade para fazer com que a bola chegue com qualidade para Dudu ou para Barcos. A zaga atleticana precisará ter muito cuidado com a jogada aérea, já que o centroavante argentino tem muita qualidade na jogada aérea e esse poderá ser outro caminho do time de Enderson Moreira para buscar a vitória em terra catarinense.

O Grêmio que vem de um vice-campeonato gaúcho, sendo massacrado pelo Internacional na final do Gauchão, quer mostrar para o seu torcedor que a equipe está focada no Brasileirão e que a torcida poderá confiar na equipe que também se prepara para as oitavas de final da Taça Libertadores da América. Enquanto isso, o Furacão entrará em campo sob o olhar desconfiado do seu torcedor, que viu o time ser eliminado do torneio continental pelo limitado The Strongest, fora de casa, e que não terá algumas peças importantes, como o zagueiro Manoel e os meio-campistas Zezinho, Felipe, Matías Mirabaja e Fran Mérida, todos afastados do time atleticano.

Escalações

Atlético-PR*: Weverton; Carlos César, Dráusio, Cléberson e Natanael; Otávio, Paulinho Dias, João Paulo e Marcos Guilherme; Marcelo e Éderson.

Grêmio*: Marcelo Grohe; Pará, Pedro Geromel, Bressan e Wendell; Edinho, Ramiro, Riveros e Zé Roberto; Dudu; Barcos.

* Escalações não foram confirmadas pelos técnicos.

Fique de olho: Na ala-esquerda gremista. O lateral Wendell e Zé Roberto, o camisa 10 do Tricolor, formam uma dupla de muita qualidade técnica e que podem deixar Dudu e Barcos em condições de arrematar em gol. Além disso, Pará tem mostrado um bom aproveitamento nos cruzamentos para o “Pirata” Barcos e com a ausência de Manoel, as jogadas aéreas podem levar um perigo excessivo ao gol de Wéverton.

Caminho da vitória: Jogada em velocidade pelo meio da área gremista. A velocidade será importante para conseguir passar pelos volantes gremistas, pois a zaga central formada por Pedro Geromel e Bressan é a zaga reserva do Tricolor e não inspiram grande confiança. Os zagueiros são contestados pela torcida gremista e com certa razão, pois em diversos momentos do começo desta temporada a zaga falhou e acabou complicado o Grêmio.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…