Mais um derrota na bagagem
A estreia do Atlético na Copa do Brasil de 2014 foi desastrosa, com derrota por 3 a 0 para o América-RN, na noite desta quarta-feira (27), na Arena das Dunas, em Natal.
Rodrigo Pimpão, aos 39′, e Max, numa cobrança de pênalti inexistente, marcaram para o time da casa no primeiro tempo. Tiago Cristian, aos 35’/2º fechou o placar.
A derrota foi a primeira do Atlético sob o comando do interino Leandro Ávila, que antes desse jogo já havia comandado o time em quatro partidas (2 empates e 2 vitórias) antes da chegada de Doriva.
Com o resultado, o Furacão precisará golear no jogo da volta, na Arena da Baixada, para seguir na competição – precisa ganhar por uma diferença de gols superior a quatro gols. Caso o Atlético devolva o marcador e vença por 3 a 0, a decisão será nos pênaltis. O vencedor desse confronto enfrenta o vitorioso do duelo entre Flamengo e Coritiba.
Primeiro tempo: começo bom, mas com os mesmos erros no ataque e na defesa
O América-RN foi superior em campo e facilmente dominou as ações até construir o placar elástico. Com oito jogadores formados na categoria de base, Atlético entrou em campo com uma postura bem diferente dos últimos jogos: marcando em cima e se movimentando bastante. O treinador Leandro Ávilla apostou na velocidade.
Logo no primeiro minuto de jogo, Marcelo foi no fundo, ganhou do zagueiro e cruzou. A bola passou por Coutinho que quase abriu o placar. O começo do jogo foi truncado, mas o Furacão ainda chegou com perigo. Após roubada de bola, Marcelo rolou para Sueliton, que de fora da área, chutou na trave após desviar na zaga.
No início do jogo, o América só chegou à área do Atlético com perigo em uma oportunidade, após lançamento o atacante Lázaro chutou por cima do gol. Aos 18 minutos, Marcos Guilherme roubou a bola do zagueiro do América e chutou para a boa defesa do goleiro Andrey.
O Atlético seguia atacando com perigo, aos 21 minutos, após boa jogada de Marcelo, Sueliton cabeceou com perigo. A bola foi para fora.
Mesmo sem bola, o ataque atleticano seguia oferecendo perigo ao América. Aos 26, após pressão de marcação do ataque, a bola sobrou para Marcos Guilherme que chutou de fora da área para a boa defesa do goleiro Andrey.
O Furacão apostava muito em atacar pelo lado direito. Aos 30 minutos o Mecão chegou com perigo pela primeira vez, Rodrigo Pimpão recebeu na área e bateu com perigo, para boa defesa de Weverton.
O Atlético respondeu, aos 33 minutos, após contra-ataque pela direita, Sueliton fez boa jogada e cruzou, a zaga mandou para escanteio. O Furacão seguia pressionando, aos 34, após confusão dentro da área, Coutinho quase recebeu sozinho na pequena área, mas a zaga do América afastou para escanteio.
Aos 36, novamente pela direita, o Rubro-Negro voltou a chegar com perigo. Douglas Coutinho subiu mais alto que todo mundo e cabeceou para fora. O Atlético era melhor no jogo, porém, aos 39, após contra-ataque puxado por Válber (que havia acabado de entrar), Rodrigo Pimpão recebeu livre e tocou no canto. Sem chances para o goleiro Weverton.
O Atlético ainda buscou o ataque, chegando à área do América, porém sem maiores perigos. O América começou a buscar contra-ataques.
No final do primeiro tempo, o Furacão ainda chegou a marcar, porém Cleberson, o autor do gol, estava impedido. No contra-ataque do Mecão, Moraes foi derrubado fora da área por Otávio, mas o árbitro errou e marcou pênalti. Max bateu no canto e fez 2 a 0 para o América.
Segundo tempo: atuação apática e 3 a 0 na bagagem
Precisando correr atrás do placar, o Furacão voltou do intervalo pressionando ainda mais. Logo no início do segundo tempo, em jogada ensaiada de escanteio, Natanael recebeu e chutou forte, e quase fez primeiro gol do Rubro-Negro no jogo.
Nos primeiros minutos do segundo tempo o Atlético seguiu pressionando o América, que se fechou na defesa. Leandro Ávila colocou mais um atacante no time, Cléo entrou no lugar de Nathan.
O América se fechava na retranca e o jogo começou a perder a movimentação intensa do primeiro-tempo. A primeira chegada do Furacão com perigo foi com 26 minutos, quando Cléo conseguiu tocar de cabeça para Coutinho, que se antecipou do zagueiro e tocou em cima do goleiro Andrey, que saiu bem do gol. Visivelmente nervoso, o time do Furacão ainda ameaçou o América no toque de cabeça de Léo Pereira, a bola subiu demais.
O time de Leandro Ávila começou a errar passes e a perder várias jogadas, enquanto que o Mecão esfriava a partida. Depois de um contra-ataque rápido, Max sozinho, colocou a bola pra Rodrigo Cristian marcar o terceiro gol do América.
Na visível falta de entrosamento do meio de campo, Leandro Ávila trocou Douglas Coutinho por João Paulo, aos 38′. Mas foi o América quem chegou com perigo, Weverton foi obrigado a fazer boa defesa após a jogada de Max, na sobra, Rodrigo Pimpão quase fez o 4º. Sem reação, o Atlético começou a errar cada vez mais passes, e agora precisa fazer 4 gols na volta do Caldeirão.
O jogo de volta será na próxima quarta-feira, dia 3, no reencontro da torcida atleticana com a Baixada.
%ficha=1064%