3 set 2014 - 14h58

Esquema preferido tem dois meias e atacantes abertos

O esquema de jogo preferido do técnico Claudinei Oliveira tem dois volantes, dois meias e dois atacantes. Este é o modo que ele prefere atuar e a forma como ele mais armou as três equipes por que passou.

Em uma entrevista concedida ao Lance!, no ano passado, ele falou sobre a sua opção, deixando claro que entende ser possível jogar com um centroavante quando o elenco dispuser de jogador com essa característica.

"Dois volantes, dois meias e dois atacantes abertos. Sempre ganhei com esse esquema. Só que é assim: tem que analisar cada time. Na Seleção, por exemplo, o Felipão está com um atacante de área e o Fred está fazendo gol todo jogo. Tem que adaptar seu esquema ao que tem no momento", afirmou.

No Goiás, ele também abriu mão de um centroavante. De acordo com reportagem do Terra de abril deste ano, "Claudinei Oliveira implantou um sistema tático com dois atacantes abertos pelos flancos e sem o centroavante de referência".

No Paraná Clube, Claudinei Oliveira usou principalmente o esquema 4-4-2, mas apostando em um jogador com características típicas de camisa 9 (Giancarlo). Em uma entrevista mais recente à Gazeta do Povo, o técnico voltou a expor seu pensamento sobre esquema tático.

"Se eu pudesse montar o elenco com todas as peças que quisesse, atuaria no 4-4-2, com dois atacantes abertos, que tentam o drible, e dois meias chegando por dentro. Aí você precisa de um meia clássico, como o Lúcio Flávio, e outro que chegue na área e goste de marcar gols, como o Ricardo Goulart, do Cruzeiro, e o próprio Alex, do Coritiba. Esse pra mim é o esquema ideal, mas não tendo isso, temos que nos adaptar", afirmou.



Últimas Notícias