Furacão só venceu um dos sete classificados
Se por um lado a atuação no empate diante do Londrina foi vista como positiva pelo treinador Paulo Autuori, por outra mostrou a fragilidade do elenco em suplantar adversários mais qualificados.
O Londrina havia terminado a primeira fase como melhor time do certame com 21 pontos, mas devido a manutenção da perda de 6 pontos da equipe londrinense em decisão do STJD, o Tubarão caiu para a 5ª colocação, tornando-se o adversário do rubro negro nas quartas de final.
E, assim como na primeira fase, o Atlético ficou no empate por 1 a 1 no estádio VGD em Londrina. Mais preocupante: dos sete times classificados à segunda fase do certame, somente o PSTC foi vencido este ano pelo Atlético, que acumulou empates diante do próprio Londrina, Foz do Iguaçu em casa e Jota Malucelli no Barigui e sofreu derrotas para Paraná Clube e Toledo fora de casa além da decepcionante atuação no clássico Atletiba, culminando com uma vergonhosa derrota por 2 a 0.
Para chegar ao tão almejado título, perseguido sem sucesso desde 2009, o Atlético deve quebrar este pequeno tabu, devendo vencer o Londrina e caso chegue as semi finais passar por Paraná Clube ou Foz do Iguaçu, chegando a uma possível final diante do Jota Malucelli, PSTC, Toledo ou do rival Coritiba.
Vale lembrar que os resultados de todas as outras fases darão vantagem no mando de campo na quarta fase (FINAL), conforme regulamento do Paranaense 2016.