O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
22 abr 2012 - 17h49

Idolatria só existe uma: ao Atlético! Nunca a dirigentes!

O mundo, por esses dias, parece bem louco, não?

Estou lendo ‘embates’ quase que ‘filosóficos’ entre aqueles que escrevem nesse ‘Fala, Atleticano’.

Preferiria ler sobre o time, bem como sobre a Copa. Nesse caso, por exemplo, como a torcida poderia mobilizar-se para cobrar das autoridades respeito ao Clube Atlético Paranaense (isso, à instituição, não importa os dirigentes que estejam à frente dela) que está cedendo sua casa para a realização do Mundial …

Mas não é isso que leio.

Verifico apenas a evocação de ‘tartarugas’, pseudo-dados ‘científicos’ e ‘psicológicos’, citações de ‘letras de músicas’ e de discursos ‘vazios’ sobre o que seja ‘idolatria’, entre outras coisas.

Isso não leva a nada!

Futebol a rigor, entendo, é feito, sim, de idolatria.

Nesse caso, uma idolatria só, ao CLUBE ATLÉTICO PARANAENSE.

Nunca a pessoas, as quais passam e a instituição fica.

Só isso.

O resto são meias-palavras, aforismos baixos e ‘conversa-mole-para-boi-dormir’.

Nesse caso, me ponho a pensar em dados objetivos.

Li que um torcedor, o qual, verifico, habituou-se a escrever nesse site nos últimos tempos, disse que a diretoria anterior teria deixado ’30 milhões em caixa’.

Pois bem. A rigor, fiquei extremamente decepcionado com esse dado.

Pois, com 30 milhões em caixa (se era isso mesmo, não se sabe), no MÍNIMO: 1) poderiam ter contratado jogadores decentes para o Atlético fazer boa campanha e não cair para a segunda divisão; 2) poderiam ter contratado um diretor de futebol profissional e não entregado esse cargo (de Diretor de Futebol), o mais importante em Clube de Futebol, para um Presidente de Honra do Paraná Clube; 3) poderiam ter adiantado e feito (e refeito) os planos para Copa do Mundo, a qual é inevitável para ser realizada na Arena.

Enfim, um time com 30 milhões de reais em caixa, se é que havia isso mesmo, não pode cair para a segunda divisão!

Esse o primeiro ponto objetivo.

Depois, entendo que futebol, apesar de entender como sendo ‘coisa séria’, não é prioridade, faço a seguinte reflexão.

Alguns textos acusam que ‘pessoas de fora’, ‘ex-dirigentes’, teriam ‘atrapalhado’ a gestão passada e, por isso, serem os ‘responsáveis pela queda à segunda divisão’.

Causa espécie esse tipo de afirmação.

Ora, reflita-se, se dirigentes que estão no poder, que têm as rédeas e o caixa do Clube nas mãos, têm poder para contratar e dispensar quem quer que seja, podem afastar jogadores, podem substituir Diretores, não conseguem debelar eventual e imaginada ‘influência externa’ sobre seu ‘trabalho’, sobre sua ‘casa’, é porque esses dirigentes, em tese, não têm condições para administrar coisa alguma.

Ao que consta, ninguém foi obrigado a contratar o Ocimar Bolicenho, o Morro Garcia ….

E, aliás, a tese não se sustenta por um simples motivo: qualquer pessoa normal, se tivesse seu trabalho sendo eventualmente vilipendiado e prejudicado pela atuação de ‘fatores externos’, deveria agir prontamente para impedir isso, afinal é revistido de autoridade, é ‘dono do caixa’ e tem o poder de contratar e dispensar.

Se, eventualmente, essas ‘influ6encias externas’ tivessem ocorrido (no condicional, porque nao se tem certeza de nada), o dirigente que teria tido (ou teve, sei lá), seu trabalho ‘ameaçado’, deveria, por óbvio, ter convocado entrevistas coletivas, deveria ter informado a imprensa, os sócios e demais interessados sempre que, como disseram, ‘houvesse interferências em seu trabalho’.

Não é possível que ‘ex-dirigentes’ tenham mais acesso a jogadores, a funcionários do Clube, do que aqueles que estão no poder. Se isso ocorre, ou ocorreu, é porque aqueles que estavam no Poder não tinham autoridade, ou não a exerciam com o rigor e a excelência que eram exigidos.

Ao que me consta, não fizeram nada. Por isso, usei o condicional nos parágrafos anteriores.

Daí porque me parece que o argumento de que ‘fatores externos’ eventualmente ‘sabotaram a gestão passada’ e ‘fizeram o Atlético cair’ para a segunda divisão, é fraco, falho e não se sustenta com mera conjectura.

Daí porque, ante o silêncio, presumem-se, não como verdadeiros os fatos que alegam, mas faz transparecer eventual omissão.

E omissão, nesse momento, é tudo o que o Atlético não precisa.



Últimas Notícias

Futebol

Todos os goleiros do Furacão

Uma viagem pela história de todos que defenderam a meta do Club Athletico Paranaense em seus cem anos No centenário do Club Athletico Paranaense, é…

Sul-Americana

Que preguiça meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…