16 dez 2013 - 8h52

Campanhas do Sporting Cristal na Libertadores

Apesar de ser o terceiro clube peruano que mais venceu o seu campeonato nacional, atrás do Universitário e do Alianza Lima, o Sporting Cristal é o clube peruano que mais participou da Taça Libertadores da América. No total, Los Celestes tiveram 30 participações.

A primeira vez que este clube peruano participou do torneio continental foi em 1962. Por ter sido a estreia do clube no torneio continental, o Sporting Cristal não passou da primeira fase e acabou tendo uma vitória e três derrotas. Porém o seu desempenho melhorou já em sua próxima participação na Libertadores, em 1968. Neste ano, o clube peruano terminou invicto e participou até a próxima fase de grupo (na época, o torneio continental era disputado por duas fases de grupos e depois eram jogadas as semifinais e as finais).

De 1962 até 2012, o Sporting Cristal acumulou 30 participações na Taça Libertadores da América. Sendo que de 1962 a 1969, o clube conseguiu a sequência de 17 partidas invictas no torneio (8 vitórias e 9 empates); e em 1997, Los Celestes tiveram a sua melhor campanha até hoje, o vice campeonato perdendo do Cruzeiro a decisão.

Ao todo, este clube peruano acumulou 195 jogos no torneio continental, com 59 vitórias, 49 empates e 87 derrotas. Mesmo com tantas partidas já disputadas pela Libertadores, Los Celestes fazem muitos dos seus resultados em seu mando de campo. Enquanto que no Peru, o clube já teve 43 vitórias, 28 empates e 26 derrotas, fora de seu país, 16 vitórias, 21 empates e 61 derrotas fazem parte do seu histórico.

Em 1997, o Sporting Cristal terminou como vice-campeão. Nesta campanha, o clube eliminou na fase de grupos o Alianza Lima, um de seus maiores rivais; desclassificou o Racing e o Velez Sarsfield, dois clubes argentinos; e fez prevalecer o mando de campo. Já que dentro de seus domínios, o clube peruano acumulou 7 vitórias e 3 empates.

Em 2007 e 2009, as únicas vezes que este clube peruano participou da pré-Libertadores, o Sporting Cristal não conseguiu a classificação para a fase de grupos. Na edição de 2007, Los Celestes foram eliminados pelo América do México e, e na edição de 2009, pelos Estudiantes da Argentina. Por coincidência, nos dois confrontos, o Sporting Cristal venceu no Peru por 2 a 1 e perdeu a partida fora de seu país sem conseguir fazer sequer um gol. Sendo que a derrota por 5 a 0 pelo América do México foi uma das maiores derrotas da história do Sporting Cristal na Libertadores.



Últimas Notícias

Opinião

Oitenta vezes Sicupira

De bicicleta, de voleio, de sem pulo. Driblando pra cá, pra lá ao som da torcida. De direita, de esquerda  e de cabeça. De fora…