Resposta
Em um texto da coluna Fala, Atleticano uma torcedora, ao defender seus pontos de vista, acaba fazendo uma crítica direta aos seus confrades, também atleticanos, que cometeram o pecado de pensar de modo contrário a ela.
Eu, pessoalmente, respeito as suas opiniões e até concordo com muitas delas. É evidente que a autora do texto está munida das melhores das intensões e demonstra claramente um comportamento tolerante e até generoso com a conjuntura do Atlético. Isso é elogiável e mesmo se não fosse, deveria ser respeitado, já que se trata de uma manifestação sincera e, reitero, bem intensionada.
O que me parece inadequado, é mais uma vez se estabelecer o rótulo de “falsos atleticanos” a todos aqueles que, movidos pelo mesmo sentimento de amor ao Atlético, simplesmente reagem de uma forma distinta, porém igualmente construtiva.
Quando se critica determinadas condutas e diretores ou jogadores, na maioria das vezes o motivo é só lembrar a estas pessoas que elas JAMAIS serão maiores que o Atlético. Mesmo que a generosidade dos torcedores seja capaz de gratidão, reconhecimento e entusiasmo, isso não pode ser confundido com a cessão de um título de posse daquilo que por essência jamais pertenceu ou vai pertencer a alguém.
As pessoas vão passar, os jogadores, os diretores e porque não até os torcedores.Alguns se destacarão pelo sucesso, outros nem tanto. Serão diferentes enfim. Serão criticados, aclamados e na explosão da paixão, endeusados. Mas, enfim, passarão.
Sobrará a eterna a Paixão pelo nosso Atlético, expressada em críticas, elogios, lágrimas e se Deus quiser,em muitas explosões de alegria. Aqueles que são injustamente qualificados como “falsos”, podem apenas ter tido a percepção de algumas coisas de um angulo diferente e com a sua crítica desejam nada mais do que ajudar. Serão os mesmos que vão explodir em alegria a cada futuro triunfo Rubro-Negro, até porque, ao se manifestarem CONSTRUTIVA E PACIFICAMENTE também ajudaram na sua conquista.
A biologia nos ensina que é no encontro dos diversos, dos diferentes, que está depositada a evolução.
Os meus respeitos à autora do texto, a quem, sem conhecer e apesar da discordância, já admiro. Continue se manifestando. Sempre! O meu grande e carinhoso abraço a todos os Atleticanos, independentemente de pensarem ou não como eu.