O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
19 mar 2004 - 21h22

Atitudes e conseqüências?

Não é surpresa para mim e para muitos outros torcedores atleticanos, que o valor dos ingressos que serão cobrados pelo clube no Campenato Brasileiro, atinja valores fora do padrão que permeia a realidade.

Porém, aproveitando-se de observações e comentários que presenciei e lí de verdadeiros torcedores rubro-negros, cheguei a uma primeira conclusão de que os valores que serão futuramente cobrados, são fruto do próprio comportamento de uma grande maioria de torcedores atleticanos e não muito absurdo, dá torcida geral paranaense.

Por que?

Bem, nessa primeira visão começo a citar o fato das Redes de emissoras televisivas estaduais não transmitirem jogos de clubes paranaense em maior numero e por este motivo não gerarem recursos de valores para serem repassados para os clubes (com excessão da TV EDUCATIVA). Querendo ou não estas transmissões gerariam valores, trariam patrocinadores… para os clubes. No entanto uma grande parte da torcida paranaense, prefere assistir Palmeiras contra um clube gaucho, o qual não recordo nome, ao invés de assistir Londrina contra Grêmio. Sem contar que colaboramos diretamente com a audiência dos Campeonatos do RJ e SP nos Sabados e Domingos, ao invés de propagar a idéia de boicote dessa programação e forçar através de fax, criticas em jornais, cartas… contra esta afronta ao futebol paranaense.

Outro fato grave que percebo, é que tem muitos torcedores que se dizem atleticanos. Porém quando vão comprar uma camiseta ou produto do Atlético, compram pirata! Porém estes mesmos, compram produtos oficiais de Barcelona, Flamengo… Resumidamente a exposição, tem torcedor que gera recursos para outros clubes e não para o Atlético. (Não estou criticando apenas o crime de pirataria, mas a compra por parte de torcedores que tem condição financeira de comprar, uniforme e produtos oficiais de outros clubes).

Outra atitude reprovavel dos atleticanos e torcedores paranaenses é o fato de que uma grande maioria , parece ter vergonha de propagar a imagem rubro-negra e do futebol paranaense! (andar com camisa do clube, escrever sobre ele, comentar…)

Porém a mais grave de todas é a própria fraqueza representativa que o Atlético e o fuitebol paranaense tem junto a CBF. (Um exemplo, pode ser citado na Copa do Brasil, onde o RS tem 5 representantes e o PR só tem tres, o mesmo numero do CE, RN, PB…).

Diante desse quadro que poucos conseguem observar, podemos ligar um dos fundamentos que sustentam a atual forma de arrecadação de renda que recaira sobre os torcedores atleticanos aos fatos citados anteriormente. Pois querendo ou não, a administração rubro negra, tem que manter um clube competitivel, manter a estrutura, funcionários…

Tem que gastar com marketing para poder tornar mais popular nacionalmente o Atlético, para num futuro não muito breve, começar colher frutos desse trabalho de marketing. E mesmo assim não é boa a perspectiva de retorno para os patrocinadores do Atlético. Pois reflitam: quantos atleticanos dão preferencia a produtos de marcas divulgados pelo Atlético (Umbro, Claro, empresas que patrocinam as placas publicitárias)?

Em uma primeira analise parece absurda, bairrista e inconstitucional tais palavras. Mas se observar bem, poderá se perceber que a futura cobrança de valores de ingresso, se relaciona com a própria atitude de 85% da torcida Atleticana querendo ou não.

Só gritar no Calderão, não garante uma perspectiva de um futuro promissor no futebol. Principalmente na atual situação.

A critica não é contra o preço, e tão pouca contra quem reclama do preço. Mas sim dos motivos que levam a se cobrar tal preço de ingresso.



Últimas Notícias