Quase uma luz no fim do túnel
Comentários do jogo de domingo à parte. Após receber a notícia através da FURACAO.COM de que torcedores do Vasco não conseguiram entrar no estádio por estar lotado, busquei o Estatuto do Torcedor (Lei 10.671/2003) para saber qual seria a possível punição ao Vasco. A minha esperança era a de que a punição fosse em pontos ganhos no campeonato, e não em mando de jogos. Desta forma, o Vasco seria obrigado a lutar no jogo contra o Santos para se manter na 1ª Divisão, e com isso, poderíamos conquistar o campeonato.
Entretanto, conforme prescreve o artigo 23, § 2º, inciso I:
Art. 23. A entidade responsável pela organização da competição apresentará ao Ministério Público dos Estados e do Distrito Federal, previamente à sua realização, os laudos técnicos expedidos pelos órgãos e autoridades competentes pela vistoria das condições de segurança dos estádios a serem utilizados na competição.
§ 2o Perderá o mando de jogo por, no mínimo, seis meses, sem prejuízo das demais sanções cabíveis, a entidade de prática desportiva detentora do mando do jogo em que:
I – tenha sido colocado à venda número de ingressos maior do que a capacidade de público do estádio;
Ao analisar este dispositivo, a esperança morreu, tendo em vista que agora o Vasco não disputará seriamente a partida contra o Santos. Entretanto, é bom acompanhar o caso e torcer para que o time carioca receba a punição, haja vista que não é a primeira vez que comete o mesmo erro (final da copa João Havelange contra o São Caetano), colocando assim um pouco mais de moralidade no esporte brasileiro.