O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
13 maio 2005 - 9h14

Velho truque

Pelo menos uma coisa, os torcedores atleticanos conseguiram com os seus protestos nas arquibancadas: fazer com que os moços saíssem do pombal e enfrentassem a consciência coletiva atleticana. Mas, o Sr. Petraglia entendeu como um “enfrentamento” mesmo, literalmente. Este truque é velho.

Para se defender, o melhor é sair logo atirando, e preferencialmente em qualquer alvo móvel que se vê pela frente. Nessa hora, “coitados” daqueles que têm alguma coisa não resolvidas no passado, com o franco atirador. Sobrou para muita gente ontem. Invocaram até cartório recebido de família, custas e honorários pagas de advogados contrários, situação financeira dos envolvidos, débitos com a polícia, com o fisco, e tudo mais. Só faltaram problemas de família, amantes, abortos, e tudo mais -, coisas dignas de programas de horário político em época da eleição presidencial entre Collor e Lula.

O foco não é esse, embora o Sr. Petraglia queira, insistentemente, demonstrar que é. Tudo que a torcida atleticana quer, é o exercício da democracia. Quer, como parte interessada, participar do processo de condução das coisas do Atlético. Só isso ela quer, nada mais que isso. Se for para errar, que erremos juntos. O que há na verdade, é um distanciamento dos dirigentes. Houve um tempo, em que o Sr. Petraglia misturava-se com o povão. Cansei de vê-lo transitando no meio da massa, sendo reverenciado, adorado, amado. E hoje, o que se vê? Não o aconselharia a fazer isso. É uma pena. Perde assim, a torcida atleticana – fanática como todo atleticano -, a oportunidade de ter um grande lider na plenitude da palavra.

Particularmente, de nada adiantará ter um estádio lindo, banheiros maravilhosos, CT de primeiro mundo, se em cada segmento da vida do atleticano, se em cada encontro com um “coxinha”, este tirará sarro do atleticano.

Esquece-se o nobre cartola atleticano, que quem o levou para o Atlético, foi uma derrota acachapante de 5 X 1, que o Furacão levou do Coxinha, lá no surrado Pinheirão . Ora, só ele pode sentir indignação? Quer tirar, também, esse direito dos pobres atleticanos? O de sentirem-se envergonhados com a performance ridícula do time rubro-negro?

O que a torcida quer realmente, além de banheiros limpos, é um time, pelo menos razoável. Mesmo com toda a estrutura montada, com todo o trabalho do excelente e extraordinário planejador Antonio Carlos Gomes, isso não é possível? Ora, para que servem então, toda a estrutura formada e o Sr. Antonio Carlos Gomes? Elas passam a ser inócuas.

O Sr. Petraglia está praticando os mesmos erros que o Lula pratica. Ambos estão equivocados. Preferem acercar-se de “aspones puxa-sacos”, irritar-se com as críticas recebidas, atirar em todo mundo – truque velho -, a enfrentar, de frente, de vez, os problemas existentes. Agem como avestruzes enfiando a cabeça no buraco.

O pior da coisa é que gosto de ambos, reconheço neles, qualidades extraordinárias. Perdem agindo assim, a chance real de demonstrar que são, de fato e de direito, grandes lideres. Bastaria apenas, admitir os erros cometidos e voltar àquilo que pregavam.

Pode ser também, que pretendem usar o mesmo truque usado por Fernando Henrique Cardoso quando este disse: “Esqueçam tudo aquilo que escrevi, esqueçam tudo aquilo que acreditei”.



Últimas Notícias

Futebol

Todos os goleiros do Furacão

Uma viagem pela história de todos que defenderam a meta do Club Athletico Paranaense em seus cem anos No centenário do Club Athletico Paranaense, é…

Sul-Americana

Que preguiça, meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…