Protestar com inteligência
Escrever sobre a declaração do Petraglia nem preciso, pois a infelicidade é algo tão óbvio que até não quero perder mais tempo escrevendo sobre isso. Gostaria de escrever sobre outra INFELICIDADE, da Torcida Organizada os Fanáticos.
O protesto deve ser inteligente e a favor do Clube Atlético Paranaense, mas ultimamente não é isso que está acontecendo. De que adianta vaiar o Atlético e ficar gritando “olé” quando o outro time pega na bola? O que adianta APLAUDIR o atacante do Independente quando fez um dos gols contra o Atlético na Libertadores? De que adianta gritar o nome de jogadores que já foram embora do Atlético? O que adianta gritar segunda divisão? Que motivação tem um jogador para começar uma partida se antes de iniciar o jogo a torcida já está o vaiando? Fabrício, Aloísio, Jean Carlos… são jogadores fracos?
Com certeza, mas devemos apoiá-los enquanto tiverem em campo e pedir “time” APENAS quando o jogo acabar. Sou do tempo que tínhamos de agüentar Caçula, Biluca, Pateta, Roberson, Gilmar e tantos outros desse nível ou até inferior terminarem a partida para daí sim vaiar no túnel, no final do jogo. Dessa maneira não prejudicava o time, apoiávamos mesmo sabendo da inferioridade e do deficiente nível técnico. Por que estou escrevendo sobre o passado? Porque antes a Torcida Organizada os Fanáticos era respeitada e aplaudida por todos, inclusive pelos adversários, mas hoje não é mais respeitada porque não raciocina. Protestar pela saída do Petraglia e sua diretoria é inteligente, mas nos momentos oportunos, sendo que durante o jogo deve apoiar o time em todos os minutos, principalmente nos momentos MAIS DIFÍCEIS.
O protesto só será respeitado se a Fanáticos souber fazer, e com isso, ajudar o Atlético. Mas da maneira que está fazendo só está prejudicando a todos e quem deveria ser o alvo, só está se beneficiando, pois é tudo que MCP quer: – o restante da torcida ficar do lado da diretoria e contra a Fanáticos. Quem sai perdendo com tudo isso? Clube Atlético Paranaense.
Concordo que o protesto deve continuar, pois quem criou essa briga entre setores foi a própria diretoria, separando o torcedor por vidros, mas NUNCA devemos perder a principal razão de tudo isso, que é o Clube Atlético Paranaense.
Só ocorrerá alguma mudança de postura da diretoria quando toda a torcida estiver falando “a mesma língua”, sendo que para isso acontecer os protestos devem ser inteligentes, sem vaiar o time e sem xingar os outros setores. Se esse ou aquele não grita… não tem problema, pois devemos gritar o dobro, triplo e nunca parar, pois se eu, você e todos que estão lendo isso fizerem a sua parte, o “apreciador de futebol” poderá ficar calado que não fará diferença, pois gritaremos por ele. Fazendo isso provaremos para MCP e diretoria que a torcida faz diferença sim e que o Clube Atlético Paranaense é de todos nós e não apenas de uma pessoa.