Atlético tem que melhorar muito
Foi um jogo difícil e dramático, na casa totalmente cheia do adversário paraguaio e de grande pressão psicológica para os jogadores rubro-negros que estão em baixa no campeonato brasileiro (cinco derrotas consecutivas). Foi um jogo e uma classificação para levantar a moral, mas não conseguiu o objetivo principal que era a de corrigir os péssimos defeitos da equipe rubro-negra.
Mais uma vez o Atlético mostrou grande fragilidade na sua defesa. Baloy, Jancarlos e Cocito não conseguem ficar bem posicionados na defesa (isto quando estão na defesa!), não conseguem fazer uma boa cobertura para não levar lançamentos pelas costas e muito menos conseguem disputar inteligentemente com os adversários as bolas que são cruzadas para a área rubro-negra. Sinceramente, não sei o que o Cocito e o Jancarlos estão fazendo no Atlético Paranaense. Eles deveriam estar no Grêmio ou em outro clube que está disputando a segunda divisão. Diego é um goleiro sobrenatural quando quer, pois até defende pênaltis, mas ainda erra com a sua insegurança em algumas bolas que só consegue defender em dois tempos ou em bolas cruzadas que só defende com socos.
O nosso meio-de-campo é mediano, e isto é pior do que se ele fosse ruim, pois sendo ruim pode-se sempre esperar o pior e sendo mediano nós nunca saberemos o que vai acontecer dentro de campo (vive-se numa eterna insegurança!). Fabrício e Rodrigo só mostraram serem medianos até agora, isto quando não mostram que são horríveis. Evandro (que é bom jogador!) deve entrar jogando para que o mediano Rodrigo fique no banco e seja melhorado tecnicamente. Fabrício precisa do mesmo remédio do que o Rodrigo. Alan Bahia é o melhor dos três, mas também será muito bom no banco de reservas quando tiver algo melhor para colocar no seu lugar.
Marin é sempre uma incógnita; às vezes é bom, às vezes é mediano e várias vezes foi ruim. Eu acho que existem laterais bem melhores e mais estáveis no Brasil do que o Marin. Este jogador é mais uma idiotice que os dirigentes rubro-negros fizeram através da ganância de empresários mal intencionados com o Atlético e que só pensaram no dinheiro depositado na sua conta corrente. Marcão precisa de um bom trabalho físico para melhorar sua condição técnica. Este é dos bons jogadores do elenco!
Cléo é uma boa revelação, mas ainda precisa de muito trabalho para ser um bom atacante e um grande goleador. Muitas vezes eu não consigo ver o Cléo no jogo, até parece que anda desaparecido. Schumacker precisa de uma oportunidade neste time. Lima é um bom atacante, que às vezes está bem posicionado, que faz gols importantes (final do paranaense, jogo na Libertadores, etc.), mas ainda não é o grande goleador que o Atlético precisa. Lima é um bom reserva! Aloísio na minha opinião deveria voltar para o futebol medíocre de Portugal, e não disputar o melhor campeonato do mundo que ó brasileiro e uma Libertadores da América. Aloísio não serve nem para o banco dos times da primeira divisão brasileira.
Os outros rubro-negros que me perdoem, mas eu acho o Antonio Lopes um bom treinador e com a filosofia que o time rubro-negro precisa neste momento (dura e objetiva). O Atlético não precisa de um treinador que somente quer ganhar dinheiro e fama no clube, mas precisa de um treinador que saiba cobrar boas atuações dos jogadores e que entenda de posicionamento tático. Com toda certeza o Antonio Lopes cobrará da diretoria rubro-negra a vinda de jogadores de categoria para algumas posições, e certamente, melhorará aqueles que são somente medianos no elenco rubro-negro. Eu confio no Antonio Lopes muito mais do que em outros treinadores ridículos que foram contratados anteriormente.
Eu penso que o time do Santos, mesmo sem Robinho e Ricardinho, é bem melhor conjunto do que o Atlético, e infelizmente, é o grande favorito para se classificar para a semifinal da Libertadores. O Atlético somente terá chance de classificação diante do Santos, se conseguir fazer um placar mais elástico 2×0, 3×1, etc., na Arena da Baixada. Se houver um empate ou derrota na Arena, podemos esquecer a Libertadores e ficarmos concentrados para sairmos na lanterna do campeonato brasileiro. O Santos é muito melhor do que o Cerro Porteño, e temos que ter os pés no chão e consciência disto.
Saudações rubro-negras para todos os coxas que não conseguem mais dormir quando ficam imaginando que o Atlético Paranaense (mesmo com este time ruim!) pode chegar a ser campeão da Libertadores da América e ir para a disputa do Melhor do Mundo.