O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
14 jul 2005 - 1h14

Tentando limpar a sujeira

Tenho recebido muitos e-mails de torcedores são paulinos tentando justificar a injustiça da retirada do primeiro jogo da final da Libertadores da Arena, argumentando que a culpa foi da diretoria do Atlético que não acreditou em sua equipe. Esse argumento tem sido utilizado por boa parte da imprensa nacional, leia-se “paulista”, pelos dirigentes do São Paulo e até o próprio técnico do tricolor.

Para quem não sabe, ou teve amnésia, a verdade é a seguinte: A diretoria já tem a muito tempo, dinheiro e condições de terminar a Arena e já o tinha desde que o projeto foi iniciado. Mas havia um problema jurídico que durava anos, envolvendo o Atlético Paranaense, o Colégio Expoente e um empresário chamado Marcelo Gava, sobre aquela área do terreno.

Mas, recentemente, graças ao esforço de alguns dirigentes e torcida, houve uma negociação inédita e finalmente, foi liberada a área do terreno para que o Atlético pudesse usufruir dela para terminar o seu estádio. Mas o desfecho da negociação foi justamente na semana anterior ao primeiro jogo da final da Libertadores.

Não havia nenhuma possibilidade anterior ao acordo para que a diretoria colocasse em prática a ampliação do estádio. A diretoria não podia simplesmente acreditar no Atlético e passar por cima de um problema judicial e de um colégio cheio de crianças.

Mas, para a imprensa paulista que tem o poder de ser Rede Nacional na televisão aberta do Brasil, e que não viu como criticar o absurdo que foi tirar a decisão da Arena, falou a primeira coisa que veio na cabeça agindo de má fé, afinal, os mesmos jornalistas e comentaritas, poucas semanas antes, comentavam o fato de que o Atlético não poderia terminar seu estádio graças ao problema judicial do terreno.

É interessante que agora ninguém da imprensa comenta sobre jogar no “seguro” estádio do Morumbi. Tão seguro que houveram problemas graves tanto no jogo contra o Palmeiras, quanto no jogo do River Plate. Mas ninguém comenta isso agora. Por que? A notícia de que o estádio do River Plate foi interditado pelos incidentes no jogo do São Paulo, simplesmente passou desapercebida e foi logo abafada pela imprensa nacional. Afinal, o Morumbi teve os mesmos problemas e deveria ter sido interditado também.

Mas, a verdade é que o Atlético, ao contrário do São Paulo, não tem medo de estádio e nem de torcida adversária. Vamos lá pro Morumbi tranquilos e sabendo que podemos vencê-los e trazer o título para o Paraná. Evidentemente que ficamos um pouco temerosos com o que possa vir a acontecer, já que, diferentemente daqui, onde a pressão da torcida rubro-negra é no grito, é no incentivo, lá, a torcida deles gosta de soltar fogos durante a madrugada próximo ao hotel onde dormem os jogadores adversários, fazem questão de apedrejar o ônibus dos atletas, enfim, é esse o tipo de pressão que eles fazem.

Mas, se nenhum jogador do Atlético sair ferido, e desfalcar o time graças a algum ato de violência, o que é comum, por parte dos torcedores paulistas, tenho certeza que o Furacão tem tudo para conquistar esse título!



Últimas Notícias

Opinião

Ano do centenário

Sob os auspícios do quinto aniversário da nossa conquista da Copa do Brasil, decidi falar sobre celebração. Até porque é importante valorizarmos marcos como esse,…

Sul-Americana

…na boa ou na ruim….

Contigo até o fim! Uma das músicas entoadas pela torcida atleticana tem um significado especial no conturbado momento vivido pelo Furacão no emblemático ano de…

Sul-Americana

Conheça o Racing Club

O tradicional azul e branco de Avellaneda, cidade do distrito de Buenos Aires foi fundado em data semelhante ao Furacão, dia 25 de março, mas…

Brasileiro

Com V de Vergonha

Pela rodada 26 do Brasileirão, na Baixada, Athletico 1 x 1 Fortaleza. No lançamento da terceira camisa bizarra do ano do centenário e precisando se…