9 ago 2005 - 11h10

Torcedores planejam montar espetáculo visual na Arena

Um grupo de atleticanos está planejando lançar, na Kyocera Arena, mais uma maneira de alegrar a festa da torcida rubro-negra durante os jogos. Trata-se da elaboração de "coreografias" através da utilização de adereços de mão. A coreografia é inédita no Brasil, mas é muito comum na Europa. Os europeus, especialmente os italianos, há vários anos estão acostumados a homenagear suas equipes através de coreografias. Para esses torcedores fanáticos, a coreografia é uma expressão de amor ao clube do coração, criando espetáculos bonitos e charmosos das arquibancadas européias, trazendo ainda mais brilho aos jogos das tradicionais equipes do Velho Continente.

Exemplos não faltam. Boa parte das torcidas das grandes equipes européias promovem lindas coreografias, gerando até mesmo campeonatos internos para verificar qual torcida oferece o melhor show visual. Os clubes, notoriamente, também utilizam as impressionantes imagens para promover suas ações de marketing mundo afora. Um dos exemplos mais bonitos é promovido pela torcida do Milan (foto acima). No Brasil, a prática da coreografia praticamente inexiste. O mais próximo que já se chegou foi justamente por parte da torcida do Atlético Paranaense. No Campeonato Brasileiro de 2001, cerca de 10 mil chocalhos de papel foram utilizados por torcedores nas finais, proporcionando um belo espetáculo visual. Dentro de campo, o resultado não poderia ser melhor: o Furacão derrotou o São Caetano na final e conquistou o título nacional.

O que é uma coreografia?

A coreografia é um movimento organizado pela torcida em que cada torcedor, em seu lugar, ajuda a criar uma imagem única homenageando o clube.

"Tudo é muito simples. Os painéis são confeccionados de plásticos finos, sem peso, não causam volume e de forma alguma podem servir de arma ou objeto que possa causar algum tipo de dano físico ou que interfira no espetáculo. As coreografias são atividades pacíficas, coordenadas e extremamente visuais", explicam os atleticanos Thiago Henk e Silvio Toaldo, organizadores da primeira "Comissão de Coreografia" da torcida do Atlético.

Coreografia na Kyocera Arena

A Comissão de Coreografia não possui vínculo com nenhuma torcida organizada do Atlético. Trata-se de um grupo de atleticanos que pretende instituir a tradição e a cultura de coreografias nos jogos do Furacão na Kyocera Arena.

Para isso, várias reuniões foram realizadas para tornar o projeto uma realidade. O planejamento está bem avançado, faltando apenas detalhes para que o grupo possa apresentar à diretoria do Atlético o projeto da primeira coreografia realizada em um estádio de futebol no Brasil. De acordo com Henk e Toaldo, a apresentação do projeto é fundamental para se obter a aprovação da diretoria e uma sincronização de esforços com todos os segmentos atleticanos a fim de se proporcionar um exuberante espetáculo, único no Brasil.

Segundo os idealizadores, a Comissão de Coreografia está aberta a sugestões e colaborações de outros torcedores atleticanos interessados no projeto. O objetivo de todos é um só: tornar os jogos do Furacão ainda mais bonitos.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…