30 ago 2005 - 10h30

Atlético ainda não venceu sem Evandro

O Atlético não obteve sequer uma vitória neste Campeonato Brasileiro sem o meia Evandro. A constatação foi feita pelo jornalista Silvio Rauth Filho, em reportagem publicada na edição desta terça-feira do Jornal do Estado. Evandro esteve em campo em todas as oito vitórias do Furacão na competição. Quando não pôde jogar, o time não venceu. Aliás, a primeira vitória atleticana no Brasileiro ocorreu justamente graças a um gol dele, no clássico Atletiba disputado na Kyocera Arena.

Na matéria, Rauth classificou o fato como "Evandrodependência". Para comprovar, citou mais números: com ele em campo, o aproveitamento rubro-negro é de 83% dos pontos disputados. Sem, o número cai assustadoramente para 12%. Confira a reportagem publicada no Jornal do Estado (ou clique aqui para ler o texto no site do jornal):

Atlético sofre da "Evandrodependência"
por Silvio Rauth Filho, do Jornal do Estado

O empate em 2 a 2 com o Juventude, no último sábado, na Arena, manteve uma sina do Atlético no Campeonato Brasileiro 2005: o time não consegue vencer sem o meia Evandro na equipe. O fato poderia ser apenas uma coincidência, mas os números impressionam. Nas dez partidas em que o jogador de 19 anos foi titular, a equipe venceu oito, empatou uma e perdeu uma — o que equivale a 83% de aproveitamento. Sem ele, foram quatro empates e sete derrotas em onze jogos — 12% de aproveitamento. Nas duas partidas em que o meia ficou no banco e entrou no segundo tempo, ocorreram duas derrotas.

O Atlético terá a chance de quebrar esse tabu na próxima rodada, em 7 de setembro, quando o time enfrenta o Santos, na Arena, às 21h45. Evandro não jogará novamente. No último sábado, ele cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Contra o time paulista, ficará de forá devido a uma punição de um jogo imposta pelo STJD, resultado da expulsão dele na partida contra o Cruzeiro.

Após a final da Copa Libertadores, quando o Atlético começou sua recuperação no Brasileirão, Evandro ficou de fora de três partidas: 2 x 3 São Caetano, 1 x 2 Paysandu e 2 x 2 Juventude. Contra o time paulista, estava suspenso e, em Belém, não jogou devido a uma virose. Nas dez primeiras rodadas da competição, o jogador não era considerado titular, atrapalhado por uma contusão e pelas constantes convocações para a seleção brasileira de juniores.

Evandro ganhou a vaga no time a partir das quartas-de-final da Libertadores, em junho. No Brasileirão, sua participação como titular começou contra o Coritiba, vencido pelo Atlético, por 1 a 0, na 11ª rodada.

Além de melhores resultados, a equipe também marcou mais gols e sofreu menos quando teve o jogador. Com ele, foram 27 gols pró (2,70 por jogo)e 15 contra (1,50 por jogo). Sem ele, a marca foi de 10 gols pró (0,77 por jogo) e 21 contra (1,61 por jogo).



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…