Paranaense na Colômbia e México
Em agosto escrevi para esta seção registrando como o nosso “Paranaense” já é bem conhecido na Argentina e Chile. Minha viagem de trabalho agora foi para Colômbia, Venezuela e México. Minha “pesquisa” atingiu funcionários de hotéis e restaurantes, taxistas e executivos que encontro nas reuniões. Na Colômbia, quando me apresentava como morador de Curitiba os comentários eram divididos entre a cidade dos Ligeirinhos e do Paranaense, pois no momento Bogotá começa a implantar caneletas exclusivas para ônibus.
Na Venezuela, o nível de conhecimento foi menor até porque o esporte mais popular do país é o beisebol. No México entretanto futebol é mania nacional. A decisão com o Chivas realmente foi um fato que tornou o Atlético muito conhecido com direito a espaço em jornais e em revistas sobre futebol. Na “Futbol” uma reportagem é dedicada a “memorável” campanha do Chivas que só não foi a final devido “a complicada equipe brasileira, sólida na defesa e extremamente agressiva e veloz no ataque”.
Sem dúvida a participação na Libertadores e as sucessivas boas colocações do Atlético no Brasileiro nos colocaram nesta situação.
Com certeza podemos nos próximos anos nos tornar o maior time da Américas. Falta muito ainda. Mas estamos no caminha certo. Centro de Treinamentos, Arena, Gestão Profissional, Formação de Talentos, Jogadores e Comissão Técnica quase sempre de alto nível e uma torcida sempre maravilhosa.