27 set 2005 - 12h13

Como jogador, Evaristo foi ídolo do Barça e do Real

Após se destacar no campeonato Sul-Americano em 1957 realizado em Lima, fazendo cinco gols e, em seguida, ajudando o Brasil a se classificar para o mundial da Suécia, o atacante Evaristo despertou a cobiça dos espanhóis. E foi lá que ele se tornou um dos maiores atacantes do futebol mundial.

Defendendo o Barcelona de 1957 a 1962, Evaristo foi campeão espanhol em 1959 e 1960, da Copa das Feiras da Europa em 1958 e da Copa da Espanha em 1959. Disputou também a final da Copa da Europa dos Clubes Campeões de 1961, perdendo para o Benfica. Pelo Barcelona, Evaristo atuou 219 vezes e marcou 173 gols, fazendo com o clube espanhol o destacasse como um de seus melhores jogadores em toda a sua história.

O novo técnico do Atlético foi contratado em 1962 pelo Real Madrid e continuou com seu faro de gols, levando o time a conquistar um tri campeonato espanhol nos anos de 1963/64/65. "O torcedor brasileiro não tem idéia de como o Evaristo de Macedo é idolatrado na Espanha. Foi, sem dúvida, um dos maiores jogadores do mundo em todos os tempos", diz Roberto Dinamite, ex-ídolo vascaíno e que teve rápida passagem pelo Barça.

Com informações do site Museu dos Esportes



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…