27 set 2005 - 12h13

Como jogador, Evaristo foi ídolo do Barça e do Real

Após se destacar no campeonato Sul-Americano em 1957 realizado em Lima, fazendo cinco gols e, em seguida, ajudando o Brasil a se classificar para o mundial da Suécia, o atacante Evaristo despertou a cobiça dos espanhóis. E foi lá que ele se tornou um dos maiores atacantes do futebol mundial.

Defendendo o Barcelona de 1957 a 1962, Evaristo foi campeão espanhol em 1959 e 1960, da Copa das Feiras da Europa em 1958 e da Copa da Espanha em 1959. Disputou também a final da Copa da Europa dos Clubes Campeões de 1961, perdendo para o Benfica. Pelo Barcelona, Evaristo atuou 219 vezes e marcou 173 gols, fazendo com o clube espanhol o destacasse como um de seus melhores jogadores em toda a sua história.

O novo técnico do Atlético foi contratado em 1962 pelo Real Madrid e continuou com seu faro de gols, levando o time a conquistar um tri campeonato espanhol nos anos de 1963/64/65. "O torcedor brasileiro não tem idéia de como o Evaristo de Macedo é idolatrado na Espanha. Foi, sem dúvida, um dos maiores jogadores do mundo em todos os tempos", diz Roberto Dinamite, ex-ídolo vascaíno e que teve rápida passagem pelo Barça.

Com informações do site Museu dos Esportes



Últimas Notícias

Brasileiro

Mais do mesmo

Repetindo velhos erros e mostrando a extrema fragilidade do elenco mal e porcamente montado pela incompetente direção atleticana no ano do Centenário, o rubro negro…

Brasileiro

Novo comando, velhos problemas

Pressionado pelas recentes eliminações nas Copas e pela péssima campanha no Brasileirão o Athletico enfrentou o líder Botafogo na Ligga Arena na tarde de sábado.…

Brasileiro

A matemática do Furacão

Nos últimos dez campeonatos brasileiros as equipes que ficaram na 17ª colocação, ou seja, as últimas a serem rebaixadas, fizeram em média 40,8 pontos. Já…