Analisando a situação atual
São 22h00 do domingo. Preciso dormir cedo, pois amanhã cedinho tenho que viajar para Balneário Camboriú, pois passo a semana inteira por lá trabalhando. No entanto resolvi sentar na frente do computador e pela primeira vez na minha vida fazer uma análise por escrito da nossa situação atual. Vamos a essa primeira tentativa então.
Não temos um time ruim. Há piores. Para exemplificar cito apenas nossos últimos adversários. O Santa Cruz é muito fraco e com todo o respeito que meus amigos pernambucanos merecem, não tecerei comentários. Goiás e São Caetano são equipes médias. Poderíamos ter vencido ambos os jogos não fossem os gols perdidos. O Juventude chutou a primeira bola em gol aos 31 do segundo tempo. Por isso atleticanos, não temam, não seremos rebaixados. Por outro lado, não nos iludamos, pois provavelmente não lutaremos pelo título, quem sabe uma Libertadores. A Sul-americana, não tenho dúvidas, vamos garantir.
MCP
Mário Celso Petraglia mais uma vez veio a público horas antes do jogo para esclarecer o que já estava esclarecido. O homem a quem tenho profundo respeito e admiração como dirigente de futebol choveu no molhado mais uma vez. Simplesmente não gostei muito do ar ditador que impôs às suas palavras principalmente após ver a entrevista na TV.
Acredito que MCP deveria ser um pouco mais maleável. Deveria ainda parar de acusar os outros de falsos atleticanos apenas porque o criticam e também manter um canal mais aberto com alguns que realmente querem o bem do clube. A “sua torcida”. O maior patrimônio que temos. E sabem o por quê?
1) Porque a torcida tem razão quando diz que o preço do ingresso é elevado. Se é caro, não sei. Depende do espetáculo. Discordo quando dizem que a Arena não lota por causa do preço. Não lota por causa do time;
2) Porque a torcida tem razão quando diz que Givanildo deve sair. Vou falar dele mais abaixo;
3) Porque a Arena virou uma geladeira com as várias proibições em vigor. E acho essa a pior de todas as atitudes da Diretoria.
MCP é o cara! Se não fosse ele não teríamos o Atlético que temos. Seremos eternamente gratos. No entanto isso não o torna um ser perfeito e deve saber aceitar as críticas. Se um dia não estiver mais sendo bom para o CAP, deve sair. Não acho que seja o momento.
Vamos ao time. Procurei analisar a situação de nosso técnico e elenco imaginando uma empresa. Eu sou o dono da empresa e tenho vários funcionários. Estes funcionários são muito prestativos, atenciosos, bondosos, trabalhadores, não atrasam, etc. Mas no final do mês nunca batem a meta e não trazem resultado nenhum para a empresa. Resultado: a empresa vai à falência. A não ser que eu, o dono, tome uma providência e mexa em algumas ou várias peças da minha equipe. Bom, com o CAP ocorre o mesmo. Se quisermos não sofrer tanto, algumas dispensas devem ocorrer. Vamos analisar caso a caso:
Givanildo
Me surpreendeu com seu desempenho antes e durante a partida, e em sua entrevista após o jogo. Antes da partida porque escalou bem o time. Está trabalhando com o que tem. Não dá para se fazer milagres. Durante a partida porque mexeu bem. Foi ousado e melhorou o time com as entradas de Fabrício e Denis Marques. Após a partida porque em um momento de desabafo mostrou que não é pau mandado, que tem brio e que é um camarada boa praça. Tem aquele jeito sofrido de falar que deixa a gente até com dó. Porém, acho que não serve para o CAP. Não está obtendo resultados e não tem o perfil do clube e da torcida. Não vibra, não demonstra raça. E isso é fundamental em um treinador do CAP. Não deve cair antes da Copa. Nos resta torcer que nos conquiste como treinador e não só como pessoa.
Cléber
Falhou feio mais uma vez na chance mais perigosa do Juventude. Gosto dele, é bom. Precisa apenas cuidar com a saída do gol.
Carlos Alberto
Confirmou que não temos bons laterais. Demonstrou vontade. Mas só vontade não é suficiente.
Danilo
É fraco. Não sei como ninguém enxerga isso. Está sempre mal posicionado e comete muitas falhas. Junto com Durval no ano passado formou a pior dupla de zagueiros do CAP dos últimos tempos, apesar de termos chegado à final da Libertadores.
Alex
Gosto dele. É firme. Não brinca. Demonstra segurança.
Paulo André
É o melhor da zaga. Bom tecnicamente e faz gols.
Ivan
Também é fraco. Exibe alguns momentos de lucidez mas produz pouco para o time.
Alan Bahia
É muito melhor do que vem apresentando. Será que não anda festando demais? Já cansou de salvar o CAP. Contra o Juventude errou muitos passes, mas tem crédito por enquanto.
Erandir
Não faz diferença no time. Sumido. Acho que talvez eu precise prestar mais atenção nele.
Evandro
Precisa voltar para o banco. É excelente jogador, mas não está pronto ainda.
Ferreira
É o melhor do time. Dinâmico, se movimenta e tem raça. As melhores jogadas saem dos seus pés.
Fabrício
Entrou muito bem. Sempre fui um crítico dele, mas neste time tem lugar brincando. Com Ferreira, pode montar uma boa dupla. Além disso é o único batedor de faltas decente que temos.
Denis Marques
Está sem confiança. Precisa de um tempo. Talvez em outro clube. Ajudou o time ontem e não está fazendo corpo mole como alguns dizem, haja visto a comemoração após o gol.
Herrera e Pedro Oldoni
A bola não chega para eles. Dagoberto está fazendo muita falta. Mas o principal motivo é a falta de qualidade dos laterais que no sistema 3-5-2 deveriam apoiar e servi-los melhor. Herrera foi muito bem contra o Juventude. Tem raça, participa mais que Pedro Oldoni. Acho que pode ser tornar muito importante para o CAP. Vamos esperar mais um pouco.
Torcida
Apesar de estar sendo colocada de lado está de parabéns. Apoiou os 90 minutos. Parabéns à Fanáticos, a mais vibrante torcida que há, como diz a melodia.
Aos opinadores deste espaço peço que postemos aqui com critério e com a razão. Não podemos agora achar que com um gol aos 47 do segundo tempo impedido somos os melhores, que Givanildo é o máximo e que e vamos ser campeões. Calma pessoal, vamos usar este espaço para diálogos inteligentes e de alto nível deixando os ânimos acirrados de lado.
Conclusão
Com dois laterais melhores e a volta de Dagoberto “com vontade”, teríamos um time para lutar pelo título. Se desse para trocar o Danilo seria melhor ainda. Mas como nem tudo é perfeito….
Caros colegas de comunidade. Me desculpem a empolgação, mas estava com tudo isso entalado na garganta. Um grande abraço e uma boa semana a todos. Saudações Rubro-negras.