Reformulação já!
Depois da humilhante goleada frente ao Pachuca, ficou impossível não querer e não exigir uma reformulação imediata no elenco rubro-negro. Infelizmente, alguns jogadores que são considerados titulares não têm as mínimas condições técnicas, e até morais, para vestirem e defenderem as cores do “Furacão da Baixada”. Vamos aos relacionáveis que deveriam sair e que não iriam fazer falta:
1) Denis Marques: é o típico atacante que consegue fazer gols e jogar bem em dois, no máximo três jogos seguidos. Depois, quando todos já o elogiaram bastante, ele consegue ficar quatro, cinco ou mais jogos sem fazer nenhum gol e sem conseguir fazer boas partidas. Denis Marques é bom atacante para se ter no banco de reservas. Não sei por que o Vadão investe tanto nele!
2) Michel, Erandir, Cristian: os três podem ser considerados tecnicamente medianos demais, isto quando não comprometem ataque e a defesa com seus passes errados e suas atitudes inconseqüentes (principalmente por parte de Erandir e Michel que gostam de usar mais os braços do que os pés), que geralmente provocam cartões amarelos e vermelhos. Cristian é considerado titular por teimosia do Vadão, pois sempre que o Válber entra no seu lugar, o time mostra outra atitude dentro de campo. Michel e Erandir são ridículos nos passes curtos e péssimos nos lançamentos, eles erram muito até mesmo nas bolas paradas (faltas e escanteios), parecendo que não treinam estes fundamentos;
3) Alan Bahia: ele é um bom jogador, isto quando está concentrado em jogar futebol. Infelizmente, suas atitudes destemperadas comprometem todo o elenco, pois o seu desequilibro emocional dentro de campo é traduzido em contínuas expulsões. Ele parece que não gosta de ser um jogador responsável!
4) Danilo, João Leonardo e Cleber: a defesa rubro-negra é insegura e fácil de ser penetrada. Danilo é o típico zagueiro desesperado que quer se livrar da bola de qualquer jeito. Ele chuta para qualquer lado, pois não tem categoria para roubar e sair tocando rápido para armar um contra-ataque. João Leonardo é bom zagueiro, mas deveria treinar mais seu posicionamento, pois leva muitas bolas nas costas, o que ocorre muito com Danilo também. Cléber faz grandes defesas em alguns momentos, mas fica inseguro em bolas alçadas dentro da área. Quando Cleber tem que dividir bolas aéreas com atacantes, ele fica perdido e defende muito mal, daí ele compromete a defesa e leva gols ridículos.
5) Marcos Aurélio e Ferreira: são bons jogadores, mas muitas vezes andam desconcentrados e dispersos dentro de campo. Deveriam jogar mais próximos para melhorar o rendimento do ataque, pois são bastante habilidosos. Se aprenderem a triangular melhor, irão dar muitas alegrias para o Atlético;
6) Jancarlos: bom jogador, mas precisa aprender a tocar melhor a bola e se aproximar dos companheiros para apoiá-los no ataque e na defesa.
Dos titulares rubro-negros, os que se salvam hoje são Jan Carlos, Marcos Aurélio, Ferreira, Cleber e João Leonardo. O restante é mediano demais para serem considerados titulares. O Vadão precisa pedir reforços melhores se quiser ter um time compacto e competitivo para o ano de 2007.
Fiquei com inveja do time cadenciado e rápido do Pachuca. O time mexicano dominou as duas partidas e o Atlético não conseguiu ameaçar e desestabilizar o time mexicano em nenhum momento, nem mesmo quando conseguiu fazer seu gol de honra. O Pachuca tem excelentes jogadores como Gimenez, Mosquera, Caballero, Fausto Pinto e Salazar. Eles deram uma aula de futebol para o “furacão” rubro-negro.
Se o time titular do Atlético for o mesmo para o ano de 2007, podemos esquecer a consquista de títulos! Creio que até o campeonato paranaense estará comprometido, pois time mediano que cheira a medíocre não ganha títulos, ao contrário, está sempre estará fugindo do rebaixamento.