O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
8 fev 2007 - 11h13

Na velha Baixada

Falar de Atletiba nos dias de hoje, é voltar ao passado. É como marcar um encontro com uma saudosa paixão de antigamente, e ter a esperança de encontrar a mesma pessoa, sem se dar conta que o tempo passa e é inexorável e que muitas coisas mudam. Graças a Deus para nós, foi muito para melhor, pessoas que comandaram e comandam o clube, estão a frente de seu tempo e tiveram uma visão futurista que nos coloca hoje na primeira classe rivalizando com outros clubes e com outras regiões, e o antigo de segunda categoria, resta apenas boas lembranças do passado.

Poderia falar da final de 1990, o melhor de todos para mim, graças ao Berg e ao Dirceu; Final de 1983, grande Joel e aquela perna torta daquele Freitas foram fatais; Cai Cai das faixas de 1985, pobre Rafael, deixou de ir ao México em 1986; Brasileiro de 2005, Paulo André desencadeou a decadência dos pobres, Oséas em 1996, grande arrancada aquela.

Mas vou lembrar de um que foi especial para mim, o Atletiba de 1980, na velha Baixada, depois de não ganharmos desde 1977, perder o titulo de 1978 e não jogarmos com os antigos rivais na Baixada desde de 1971. Que festa, muito maior que o meio titulo do Colorado naquele ano. Vencemos, quebramos este tabu com um gol do magrela e coringa Sarandi, na saída do goleiro Moreira. Foi incrível, por ser na antiga Baixada, depois de quase dez anos sem ter um clássico no querido antigo estádio e também há três anos sem ganhar do até então rival. Me lembro como se fosse hoje a alegria dos rubro-negros, a felicidade era dobrada presentindo que depois de uma difícil década, a de 70, tinhamos tudo para sermos grandes vitoriosas nas três seguintes. E assim se fez!



Últimas Notícias

Sul-Americana

Respirando…

Pela primeira partida das quartas de final da Sul-Americana, na Baixada, Athletico 1 x 0 Racing. Pressionado pela fraca campanha no ano do centenário, o…

Opinião

Ano do centenário

Sob os auspícios do quinto aniversário da nossa conquista da Copa do Brasil, decidi falar sobre celebração. Até porque é importante valorizarmos marcos como esse,…

Sul-Americana

…na boa ou na ruim….

Contigo até o fim! Uma das músicas entoadas pela torcida atleticana tem um significado especial no conturbado momento vivido pelo Furacão no emblemático ano de…

Sul-Americana

Conheça o Racing Club

O tradicional azul e branco de Avellaneda, cidade do distrito de Buenos Aires foi fundado em data semelhante ao Furacão, dia 25 de março, mas…

Brasileiro

Com V de Vergonha

Pela rodada 26 do Brasileirão, na Baixada, Athletico 1 x 1 Fortaleza. No lançamento da terceira camisa bizarra do ano do centenário e precisando se…