É hora de união
Não consigo entender, sinceramente, como é que uma torcida como a atleticana pôde chegar a um estágio de desunião como o atual. A torcida atleticana sempre foi união por excelência. Nunca tivemos discriminação entre negros e brancos, ricos e pobres, homens e mulheres. Sempre houve uma imensa união e orgulho pelas nossas cores, com qualquer um que esteja ao nosso lado. E isso tem que ser resgatado.
Não vou ficar discutindo causas dessa desunião. Todos os textos do Fala Atleticano e dos colunistas deste site falam sobre isso. Mas me assusta ver que em vez de buscar soluções, 95% das pessoas estão tomando partido de um lado ou de outro.
É hora de união. O Atlético está com um time entrosado já há um ano. Reforçado com Marcão e Alex Mineiro, e há uma gurizada boa vindo da base, que durante o ano vai ter oportunidade. Não há no país nenhum elenco muito melhor que o nosso, e nosso ataque está demolindo os adversários. Não é um time perfeito, nem melhor que os de 2001 e 2004, mas está muito melhor que o do ano passado e pode ganhar títulos sim, com Vadão e tudo o mais. Mas precisa da torcida unida.
Peço para a TOF repensar sua forma de protesto. Xingar a diretoria no estádio não leva a nada, e pela maioria absoluta do que li em seu manifesto, não tem razão em criticar. Temos ídolos sim (Alex Mineiro, por exemplo, que vem jogando muito). A parceria com o Dallas é muito importante sim, só um cego não vê que o mercado norte-americano vem crescendo e será muito brevemente o futuro para os jogadores de segunda linha. Um Jônatas, por exemplo, pode fazer sucesso por lá e ainda render uma grana para nós. E a questão dos preços dos ingressos tem uma sinalização da diretoria de que está sendo repensada.
Peço, ainda, para entenderem que na reta tem muita gente de 40, 50 anos, que não agüenta passar o jogo inteiro em pé e se esgüelando. Mas são apaixonados pelo Atlético tanto quanto os outros e, na medida do possível e de suas forças, ajudam sim.
A diretoria poderia ajudar, também, se reaproximando do torcedor atleticano em geral. As informações do site oficial sempre são insuficientes e chegam com atraso. Lidar com a imprensa faz parte da função que exercem, queiram ou não, e o distanciamento só traz prejuízos. Espero que isto seja revisto. De resto, deixem a festa das arquibancadas (ou cadeiras) para o torcedor, que sabe como fazê-la muito mais bem feita, sem precisar de bandas, escolas de samba, locutores de som sem graça e outras medidas inúteis.
Por fim, ao torcedor comum, como eu, vamos incentivar e sermos mais tolerantes. Sejamos honestos: se não houver a Torcida Organizada, não vai haver festa, e o clima de jogo acaba. E vamos ter mais paciência com o time e com o treinador. Estamos no caminho certo e, dentro do que o Atlético se propõe a gastar, não há nenhum nome melhor que o Vadão.
É hora de união. Chega de briga, chega dessa crise que não tem razão nenhuma de existir.