13 mar 2007 - 12h03

Clube não tem qualquer punição a cumprir

A Confederação Brasileira de Futebol divulgou nesta segunda-feira a tabela detalhada do Campeonato Brasileiro de 2007. No ano passado, a entidade já havia informado a ordem das partidas da Série A desta temporada, mas nesta segunda foram informados também os horários dos jogos, os estádios e os jogos que serão televisionados no primeiro turno.

Contudo, a tabela disponibilizada pela CBF em seu site oficial contém apenas um equívoco com relação ao Atlético, o que causou muitas dúvidas entre os torcedores rubro-negros. O documento informa que o jogo entre Atlético e Internacional, no dia 19 de maio, será realizado na Kyocera Arena com portões fechados em função de pena de perda de mando imposta pelo STJD, pendente de 2006 e a ser cumprida em 2007.

Na verdade, a informação está desatualizada. O Atlético foi de fato punido em primeira instância pelo STJD, mas recorreu e foi proferida nova decisão. Assim, o clube não precisará jogar de portões fechados.

Relembre o caso

No dia 8 de novembro de 2006, o Atlético foi punido pelo STJD com a perda de um mando de campo por conta de incidentes ocorridos no jogo contra o Paraná Clube (realizado em 26 de outubro). Na ocasião, torcedores integrantes da Fanáticos envolveram-se em uma discussão com jogadores do adversário antes do início do jogo. Na súmula do jogo, o árbitro Heber Roberto Lopes relatou que os torcedores agrediram os policiais militares e resistiram em deixar o gramado. Além da perda de mando, o Atlético foi ainda punido com multa de R$ 10 mil pelos incidentes com os torcedores e de R$ 1,5 mil pelo atraso no início do jogo. Esta pena foi cumprida no jogo contra o Figueirense, que foi realizado de portões fechados no Estádio da Vila Capanema, em 26 de novembro.

No dia 22 de novembro, o Atlético foi novamente punido pelo STJD. Desta vez, o julgamento ocorreu porque um torcedor supostamente teria arremessado um copo de plástico cheio de líquido para o gramado no jogo contra o Corinthians, no dia 8 de novembro, na Kyocera Arena. A Terceira Comissão Disciplinar do STJD puniu o Atlético com perda de três mandos de campo. Como estas punições não poderiam ser cumpridas ainda em 2006, foram adiadas para 2007.

Contudo, o departamento jurídico do Atlético recorreu da decisão da Terceira Comissão Disciplinar. No dia 7 de dezembro de 2006, o Pleno do STJD absolveu o clube por unanimidade de votos. Por essa razão, não há qualquer punição imposta ao Atlético pendente de cumprimento – confira abaixo, no "Leia também", as matérias relacionadas ao caso.

Espera-se, agora, que a CBF promova a correção na tabela do Campeonato Brasileiro divulgada nesta segunda-feira.



Últimas Notícias

Brasileiro

Mais do mesmo

Repetindo velhos erros e mostrando a extrema fragilidade do elenco mal e porcamente montado pela incompetente direção atleticana no ano do Centenário, o rubro negro…

Brasileiro

Novo comando, velhos problemas

Pressionado pelas recentes eliminações nas Copas e pela péssima campanha no Brasileirão o Athletico enfrentou o líder Botafogo na Ligga Arena na tarde de sábado.…

Brasileiro

A matemática do Furacão

Nos últimos dez campeonatos brasileiros as equipes que ficaram na 17ª colocação, ou seja, as últimas a serem rebaixadas, fizeram em média 40,8 pontos. Já…