21 mar 2007 - 0h46

Atletiba é destaque no Festival de Teatro de Curitiba

Mais importante e tradicional clássico do futebol paranaense, o Atletiba não ficará somente nos gramados e nas provações entre amigos neste ano. As emoções (e provocações) que rondam o encontro entre Atlético e Coritiba saem dos limites das quatro linhas e invadem o teatro, com a estréia da peça “Atletiba – A Comédia”, no Festival de Teatro de Curitiba.

De acordo com o diretor do espetáculo, Treat Serpa, a peça mostra cenas do cotidiano entre torcedores atleticanos e coxas-brancas. Por isso, piadas, provocações e até mesmo momentos de tensão estarão bastante presentes no placo, como, por exemplo, o coro de “Fica, Gionédis”, que já foi entoado pela torcida atleticana no último clássico, há algumas semanas, na Baixada. “A peça fala principalmente sobre a rivalidade do clássico. Mas é uma a rivalidade sadia. Para o Coritiba ser grande ele precisa que o Atlético seja grande e vice-versa”, afirmou em entrevista à Rádio CBN o diretor Treat Serpa.

Apesar de torcer para o Coritiba, o diretor garante que o espetáculo é totalmente imparcial, destacando sucessos e fracassos dos dois clubes no clássico. “Participam da peça exatamente 13 atores. Sendo um narrador, 6 torcedores do Atlético e 6 do Coritiba”, explica. Entre os atos da peça, estão, por exemplo, um romance em que a torcedora do Coritiba se apaixona por um torcedor do Atlético. Além, disso, conta Serpa, piadas do dia-dia dos rivais, entrevista com jogadores e os títulso da dupla Atletiba também são retratados. “Tem várias cenas com a dupla Atletiba protagonizando Inimigo Íntimo, Os Três Mosqueteiros e Romeu e Julieta, que a dupla Atletiba poderia representar nas telas do cinema”, diz.

Segundo Serpa, a idéia de montar um espetáculo retratando o mais importante clássico do futebol paranaense pretende mostrar aspectos comuns entre futebol e teatro. “O futebol é como o teatro, tem o palco e platéia. O futebol tem o campo e o torcedor é uma coisa muito parecida e colocar o Atletiba no teatro é uma coisa que eu queria a muito tempo. E peguei fatos do cotidiano dos torcedores do Atlético e do Coritiba e coloquei no teatro”, afirma.

A comédia sobre o encontro entre Rubro-negros e Alviverdes, completa, traz uma mensagem de paz entre as torcidas. “A torcida ganha o clássico. Porque quem vir assistir vai se conscientizar ainda mais que o futebol é um esporte, é um exercício físico, está ligado a coisas boas e não a violência. Os jogadores são rivais dentro de campo, fora são amigos. E os torcedores têm que ser assim, rivais nas arquibancadas mas fora delas amigos”, completa.

A peça “Atletiba – A Comédia” tem sua estréia oficial nesta quinta-feira, dia 22 de março, às 18 horas, no Teatro Saltimbancos (Rua Comendador Macedo, 330). Os ingressos custam 20 reais e 10 reais (meia, para estudantes) e podem ser adquiridos no Shopping Omar ou nas bilheterias do teatro uma hora antes da peça.

Confira a programação completa do espetáculo “Atletiba – A Comédia”, destaque do Fringe durante o Festival de Teatro de Curitiba:

– 22.03.07 – 18h – Teatro Saltimbancos
– 25.03.07 – 15h – Teatro Saltimbancos
– 27.03.07 – 15h – Teatro Saltimbancos
– 28.03.07 – 15h – Teatro Saltimbancos
– 29.03.07 – 15h – Teatro Saltimbancos

Informações: Rádio CBN Curitiba



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…