Leia a primeira reportagem sobre o Atlético
Na semana em que o Atlético comemora 83 anos de fundação, a Furacao.com relembra fatos históricos que marcaram o surgimento do Rubro-negro paranaense. Hoje, 22 de março, fazem exatos 83 anos que o Atlético virou notícia na imprensa paranaense pela primeira vez. Acompanhe em detalhes os acontecimentos daquela época:
Após ser concretizada a fusão entre Internacional e América, em março de 1924, diferentes segmentos da sociedade curitibana passaram a se mobilizar em torno do novo clube que surgia. Na Assembléia Geral do dia 21 de março de 1924, apenas dois sócios votaram contra a fusão: Moysés Camargo e o Leocádio Correia Júnior. Mas depois da aprovação por ampla maioria, ambos decidiram unir forças em torno da nova agremiação que surgia, o Club Athletico Paranaense.
Na Assembléia Geral, ficaram definidas também as cores do novo clube, com o preto de internacionalistas, o vermelho de americanos e o branco, comum aos dois. O distintivo teria as iniciais do clube (CAP), em estilo gótico. Além disso, a nova diretoria também foi eleita, com Arcésio Guimarães sendo eleito com quase a totalidade dos votos para presidir a nova agremiação que nascia, tendo Joaquim Narciso de Azevedo, do América, como vice-presidente. Hugo Franco e Arnaldo de Siqueira ficaram como secretários, enquanto que Matheus Boscardin e Erasmo Mäder como tesoureiros, responsáveis por arrumar as contas do clube.
Na edição do dia 22 de março de 1924, o jornal Gazeta do Povo publicou em sua página de Desportos a primeira notícia referindo-se ao Atlético Paranaense:
Vamos hoje dar uma nova aos nossos leitores, notícia essa muito importante para o desporto paranaense. Conforme era esperado os antigos rivais América e Internacional uniram-se ontem. A união para a junção dos dois clubes realizou-se ontem na sede do Internacional S.C., com elevado número de sócios de ambas as sociedades. Após entrarem em acordo ficou resolvido que nova sociedade tomasse a denominação de Club Athletico Paranaense, o que foi aceito por unanimidade. A Assembléia tomou diversas deliberações tais como elaboração dos estatutos, formação de teams, cores e eleição da diretoria, que ficou constituída por quatro sócios de cada club. A novel sociedade terá as cores iguais às do Flamengo do Rio. A sessão de posse será quarta-feira, às 20 horas, na sede social do Club Athletico Paranaense. À novel sociedade auguramos muitas victorias.
Para saber mais sobre a história do Atlético, consulte o Hot Site dos 80 Anos, da Furacao.com.