8 abr 2007 - 19h48

Quatro dias e praticamente duas classificações

O objetivo era um só: classificar o Atlético antecipadamente para as semifinais do Campeonato Paranaense. Depois da heróica classificação para a terceira fase da Copa do Brasil, vencendo o Vitória por 3 a 0, na última quinta-feira, os jogadores atleticanos entraram em campo neste domingo diante de mais uma decisão. E no apito final do árbitro Heber Roberto Lopes, o empate em 0 a 0 contra o Rio Branco, em Paranaguá, acabou sendo positivo. Afinal, contando com o empate entre Paranavaí e Cianorte, no outro jogo da rodada, o Rubro-negro praticamente garantiu a classificação para as semifinais do Estadual.

Agora, faltando uma rodada para o fim do quadrangular final, o Atlético lidera o Grupo B, com oito pontos. Paranavaí e Rio Branco têm seis pontos e o Cianorte, adversário do Furacão na próxima quarta-feira, tem cinco pontos. Teoricamente, os quatro clubes chegam na última rodada com chances de classificação. Mas ao Atlético, até mesmo uma derrota (desde que não seja por sete gols de diferença) garante o time de Oswaldo Alvarez na próxima fase. Se vencer o Cianorte, o Furacão garante, ainda, o primeiro lugar na chave, levando vantagens para as semifinais.

O jogo

Incentivado pela sua torcida, que lotou o estádio Fernando Farah, o Caranguejão, em Paranaguá, o Rio Branco começou o jogo pressionando o Atlético em seu sistema defensivo. No primeiro tempo, as melhores oportunidades para abrir o marcador foram do time do Litoral do Estado, com Ratinho e Lucio Flávio. As jogadas ofensivas do Rio Branco deram trabalho ao goleiro Cléber, que se destacou no lado atleticano, garantindo o empate.

No retorno para o segundo tempo, o técnico Oswaldo Alvarez alertou que o Atlético não marcou e não saiu para o jogo. O recado dos vestiários surtiu efeito e o Rubro-negro passou a valorizar a posse de bola e levou perigo à meta do goleiro Valter.

A melhor chance de gol do Atlético foi aos 14 minutos, quando Denis Marques cabeceou forte, mas o lateral Thierson tirou a bola, que ia entrando no gol do Rio Branco. Mesmo com o equilíbrio da partida, o Rio Branco ainda levava bastante perigo, exigindo boas defesas do goleiro atleticano.

A partir dos 20 minutos, o Atlético passou a administrar o resultado, colocando Cristian no lugar do atacante Pedro Oldoni e Michel no lugar de Jancarlos (levando Nei a atuar na lateral-direita). Mesmo assim, aos 37 minutos, o zagueiro Danilo teve uma ótima oportunidade para abrir o marcador, cabeceando a bola para fora.

Faltando sete minutos para o fim do jogo, o técnico Vadão tirou Evandro para colocar o zagueiro Rogério Corrêa. O Atlético passou a ter uma postura bem defensiva (com três zagueiros e dois volantes), suportando a pressão dos donos da casa.

%ficha=557%

Melhores momentos da partida:

Primeiro tempo:
3 min – Na jogada individual de Denis Marques, ele caiu na área pedindo pênalti, mas o árbitro não marcou.
6 min – Do meio da rua, Massaro tentou o chute forte na cobrança de falta, mas Cléber defendeu firme.
12 min – Na boa jogada de Elvis pela esquerda, ele cruzou, mas Cléber interceptou antes de a bola chegar em Ratinho.
16 min – Na tentativa de Lucio Flavio, Cléber defende sem perigo.
21 min – Massaro cobra a falta, mas Cléber faz outra boa defesa.
27 min – No rebote do goleiro Cléber, Ratinho pegou a sobra, mas chutou para fora.
27 min – No contra-ataque do Atlético, Denis Marques chutou de fora da área, surpreendeu o goleiro Valter, mas a bola foi para fora.
31 min – Na jogada pela esquerda de Massaro, ele chuta forte e Cléber encaixa a bola em firme defesa.
38 min – Na jogada rápida pelo meio da área, a bola sobrou na pequena área para Lucio Flávio, que chutou para fora.
47 min – Fim do primeiro tempo.

Segundo tempo:
2 min – Jancarlos fez ótima jogada pela direita e cruzou para Denis Marques, que cruzou bem, mas Thierson jogou a bola para escanteio, evitando o gol atleticano.
5 min – Nei fez boa jogada pela esquerda e chutou forte, obrigando o goleiro Valter a fazer uma boa defesa.
10 min – Na cobrança de falta por Massaro na área do Atlético, o goleiro Cléber faz uma boa defesa, jogando a bola para escanteio.
14 min – Denis Marques cabeceou, mas a bola bateu em Thierson e não entrou.
17 min – Ratinho recebeu a bola na entrada da área, mas chutou longe do gol de Cléber.
23 min – Michel inverteu a bola para Nei, que cruzou para Cristian. Mas ele concluiu mal, para fora.
25 min – Massaro cobrou a falta bem e Cléber espalmou para lateral.
30 min – Denis Marques limpou bem a jogada, mas bateu por cima do gol.
35 min – Leonardo finalizou forte, mas Cléber fez boa defesa.
37 min – Na cobrança de falta de Evandro, Danilo cabeceou bem, mas a bola caprichosamente foi para fora.
40 min – Biro chutou para fora, desperdiçando mais uma oportunidade para o Rio Branco.
42 min – Massaro tentou colocar a bola no canto esquerdo de Cléber, que fez ótima defesa, jogando para escanteio.
43 min – Na pressão do Rio Branco, Diego Campos resvalou a cabeça na bola, mas ela foi para fora.
44 min – Denis Marques cabeceou a bola, que foi pela linha de fundo.
48 min – Biro recebeu a bola e chutou forte, para fora.
48 min – Fim de jogo.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…