Vale quanto pesa!
Há algum tempo ouvi nossos dirigentes falando sobre o futuro do clube, o custo da estrutura, o valor do ingresso e o torcedor.
Compararam o jogo de futebol com uma peça de teatro: os jogadores são os artistas, o estádio é o teatro e o torcedor é a platéia ou consumidor. Quando somos consumidores de uma peça de teatro nós procuramos saber da qualidade do elenco da peça, da crítica em torno dela e se o valor que se pede está condizente.
Infelizmente não temos o mesmo nível de poder aquisitivo e de conhecimento que os europeus, e estou falando de dirigentes, jogadores, técnicos, torcedores, mídia, governantes e políticos. Perante tudo isso e como pensam nossos dirigentes, sugiro o seguinte: que o clube, através do conselho gestor e do conselho deliberativo, deveria emitir um documento público onde nele constariam o elenco do futebol profissional e a comissão técnica para a temporada, bem como as metas para cada campeonato, com toda a sinceridade. E o mais importante: os valores que serão destinados ao futebol para que possamos realizar uma análise qualitativa.
Comunicar aos “profissionais” que devem ter desempenho regular em todas as partidas, sendo que se eles acham que o adversário é mais fraco, então a obrigação é uma goleada, assim quem sabe a vontade e o respeito prevalecem sobre a soberba.
Também deveriam colocar uma cláusula no contrato dos sócios que adquirem pacote que os preços dos ingressos podem ser alterados a qualquer momento, no caso para baixo, sem prejuízo para os adquirentes, atraindo o torcedor em momentos de dificuldade, como temos visto ultimamente. Isto está acontecendo na Copa do Brasil, mas documentando fica mais fácil e a própria diretoria não ficaria constrangida, pois me parece que a vontade era baixar o valor para o paranaense também.
Afinal, todo espetáculo tem seu preço!
P.S.1 Onde estão atleticanos ilustres como Valmor, Coelho, Adur e Aidar? Acho que todos juntos poderiam somar e contribuir com os atuais que parecem desgastados e sem pique para continuar. Além do mais estes nomes citados acima me parece que conhecem mais do futebol dentro de campo.
P.S.2 O CAP tem ouvidoria?