Mais do mesmo novamente
Mais uma vez na fila de espera. Não consegui esperar o calor das emoções passarem pra escrever. Pois esperar, nós, a torcida atleticana, temos feito demais já.
Tudo bem! Fomos novamente prejudicados num erro crasso de um árbitro tendencioso? Sim! Mas isso é muito pouco pra um time que deseja e tende a estar entre os grandes. Erros de arbitragem acontecerão contra nós, paranaenses, amiúde.
Até quando vamos viver de CT mais moderno do Brasil e de estádio mais moderno da América Latina? Esse assunto já está mais do que gasto nas rodas e bate-papos entre amigos de boteco. Todos sabem! Nós sabemos! Quero mudar de assunto, dizer que temos esse, aquele e aquele outro título, variar um pouco. A grandeza que nossa diretoria tanto emprega em seus discursos se resume a isso? Já esperamos mais do que suficiente pra vermos todo esse investimento transformar-se em títulos, tivemos paciência, mas ano após ano nada acontece. Ou pior, acontece de tudo, menos ganharmos títulos. Vemos a diretoria desdenhar da torcida, que é a alma desse time, e ter que recorrer a torcida atleticana pra reverter derrotas injustificáveis. Vemos técnicos medíocres e sem expressão comandarem nosso escrete, vemos grandes craques saírem e serem substituídos por jogadores pífios e estafermos. Vemos jogos vexatórios e jogadores que não têm a menor noção do valor de nossas cores inscreverem no histórico de nossos confrontos Brasil afora resultados cretinos. Vemos projetos e promessas se diluírem nas vastas águas da incompetência de muitos profissionais que fazem parte do quadro funcional de nosso clube.
Desdenhamos o campeonato paranaense, mas nem isso ganhamos. Projetamos Copa do Brasil e somos eliminados por Voltas Redondas; pelo há muito inexpressivo e freguês time das laranjeiras, que vive de passado não tão gloriosos assim. Não sei onde a diretoria pretende chegar desse jeito. Depois que houve a majoração nos ingressos, as vitórias na Arena tiveram um declínio assustador. Ano após ano nos especializamos em quebrar tabus negativos às nossas cores. Aliás, nesse quesito, o probo e boa gente Vadão, que não passa de probo e boa gente, tem se mostrado perito (por quem, aliás, tenho imenso respeito, por isso mesmo acho prudente vê-lo buscar outros ares). Não vou nem mencionar a escalação, a passividade, a demora e as substituições desempenhadas por Alvarez… isso também já é assunto batido.
Não consigo conceber um único torcedor atleticano que não esteja cansado de bater na trave. Toda a nossa estrutura só nos serve se tivermos títulos que justifiquem toda essa organização. Ingressos tão caros, só são justificáveis se tivermos um time competitivo, a altura desses valores abusivos. Estamos arcando com um custo que não corresponde qualitativamente ao valor cobrado. Só conseguiremos nos manter entre os grandes, se começarmos a conquistar títulos, do contrário, passaremos a viver perenemente de facúndias acerca de CTs e Estádios modernos, de falácias acerca de projetos de um futuro longínquo. Markenting para um time de futebol são títulos, conquistas. Já estamos na fila tempo demais.
Já conquistamos muito. É fato! Não esquecemos e não esqueceremos nunca disso. Mas é passado! Queremos as conquistas de agora, desse tempo. A nossa parte (torcida) sempre foi feita. Não quero ver meu time se tornar desses óh gloriosos que vivem de arcaicos torneios de fitas de cores gastas por estarem em progressiva decadência.
Apenas pra fechar, não tenho mais visto os ferrenhos defensores de Rogérios Correas. Culpar “jovens Evandros” por um único jogo pífio é fácil. Esquecer de enxergar um time que não tem jogadas ensaiadas, não consegue sair da defesa com a bola no pé, não sabe cobrar falta nem escanteio e há muito não joga pelas laterais, erro aliás recorrente há muito tempo, e procurar Cristos pra crucificar depois que o desastre aconteceu, é praxe de muitos. Os culpados estão aí, não precisamos procurar. São os mesmos que há muito insistem nos mesmos equívocos. Deixar Alan, Alex, Ferreira e Marcão levar um time nas costas é um fardo exacerbadamente pesado.
Nós, o verdadeiro Atlético, merecemos muito mais!