26 maio 2007 - 18h06

RS indica Beira-Rio, mas sugere arena gremista

Na semana que vem, o governo gaúcho entrega à CBF as respostas do caderno de encargos enviado pela entidade que rege o futebol brasileiro para as cidades candidatas a sediar a Copa de 2014. E o relatório de Porto Alegre apontará o Beira-Rio como estádio ideal para o Mundial. A casa dos colorados venceu a queda-de-braço com o Olímpico e, com reformas, abrigará a Copa do Mundo. Mas a CBF receberá uma ressalva: o Grêmio promete para os próximos anos a Arena, novo estádio construído nos padrões da Fifa.

A indicação do estádio dará uma direção à CBF e à Fifa, mas não exclui a possibilidade de o estádio colorado ser rejeitado posteriormente. Se o Grêmio efetivamente construir a Arena em tempo de sediar o Mundial, o Beira-Rio perderá a disputa.

"A exigência da CBF é de que cada Estado aponte um estádio. Isso inclusive já foi feito. Dissemos à CBF qual nosso estádio escolhido. Utilizamos um critério baseado na realidade do momento. Pegamos como base a visita do diretor de segurança da Fifa, Walter Gagg. Ele foi ao Beira-Rio e disse que o estádio precisava de algumas reformulações. No Olímpico, falou que a remodelação era praticamente inviável, porque o estádio estava com uma estrutura defasada. Colocamos, no documento enviado à CBF, que o estádio em Porto Alegre com condições de sediar o Mundial é o Beira-Rio. Porém, informamos que o Grêmio está em tratativas para a construção de uma arena nos padrões da Fifa, e aí não tem reformulação capaz de superar", afirma o secretário estadual de Turismo, Esporte e Lazer, Luís Augusto Lara, responsável pela elaboração das respostas do caderno de encargos.

O Gre-Nal pela Copa será acirrado. O projeto de reformulação do Beira-Rio é audacioso. Conta inclusive com tópicos como a cobertura do estádio e a construção de um hotel. E o Grêmio faz o plano de construção da Arena caminhar a passos largos. Os cinco investidores interessados em bancar a idéia farão suas propostas ao clube nos próximos dias.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…