O produto futebol
Passado o dia dos namorados, lembro de todas as vezes que resolvi sair prospectando novas conquistas amorosas, tinha de analisar e muito os meus 4 Ps (parte da base clássica do marketing) e que significam Produto, Preço, Praça (localização) e Promoção.
Antes de sair de casa, pensava em onde iria (praça), quanto poderia gastar (preço) e, não poderia esquecer de como me vestiria (produto) e de como iria conversar com a escolhida naquele momento (promoção).
De uns tempos para cá, a noite curitibana se tornou um longo menu de opções para se divertir e paquerar, mas se escolhesse um lugar no qual não pudesse gastar, o fator praça não estaria de acordo com o fator preço e o programa ia por água abaixo… assim como se não me vestisse corretamente ou até mesmo faltavam-me palavras, acabava voltando sozinho para casa e, pior, meu conjunto de marketing para aquele momento havia fracassado.
Eu, você e até mesmo o futebol são produtos a serem vendidos, e tenha certeza que sempre haverá ao menos uma pessoa interessada em comprá-lo, mas para isso é preciso saber vendê-lo!
Um exemplo para isso são os (agora) famosos Sonhos Alpha, que através de um amadorismo que deu certo, conseguiu reunir sonhos gostosos (produto), a custos reduzidos (preço), em praticamente toda cidade (praça) e comunicando exatamente com o interessado que está por perto do vendedor (promoção).
Mas e então, o que está havendo de errado com o produto futebol oferecido pelo Clube Atlético Paranaense?
Temos um esporte considerado paixão nacional, com jogadores capazes e habilidosos, vide Alex Mineiro, Ferreira, Nei, Edno, Denis Marques, Roberto, Guilherme entre outros (produto), temos um estádio muito bem localizado e considerado por muitos o melhor do Brasil (praça), valores justos e razoáveis para o ingresso, até mesmo inferiores aos cobrados em cadeiras cobertas em outros estádios deste imenso país (preço) e…
Lá vem o famoso e… e a nossa promoção?
Antes de tecer minha opinião sobre a promoção do nosso Furacão, quero explicar que a promoção aqui comentada não é aquela onde dentre tantos cupons são sorteados um ganhador, mas sim da promoção de comunicação, de promover um produto ou serviço para mostrar a seu consumidor (e nesse caso, nós torcedores) que o que é oferecido pode suprir as necessidades existentes. E que a tal venda deste produto e serviço pode ser um processo cognitivo (motivada pela razão) ou afetivo (motivada pela emoção).
Mas então vamos voltar a nossa promoção…
Apesar do notório conhecimento do sentimento pelo futebol e de sua torcida sempre envolvida e movida pela emoção junto ao time, a comunicação do Clube Atlético Paranaense com seus torcedores é reduzida e, quando feita prefere priorizar a razão e deixar de lado o que mais nos diferencia de outras torcida, e nos reconhece entre tantos, a nossa paixão!!!
O Clube Atlético Paranaense precisa deixar de nos ver como números, como mais um, e passar a nos enxergar como parte dessa equipe vitoriosa!