O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
9 jul 2007 - 13h10

Atlético urgente

Mais uma rodada do certame brasileiro e mais uma vez deixamos a desejar. As esperanças estão indo embora. No meu caso, sinceramente há muito tempo não me iludo mais com o que nos oferecem. Continuo atleticano fervoroso, mas não dá pra ficar se iludindo, achar que vamos disputar vaga pra Libertadores, o título, ou mesmo fisgar uma vaguinha na Sulamericana. É claríssimo, e só não vê quem não quer, que somos candidatíssimos ao rebaixamento, em face da mediocridade do nosso time e da inércia comprovada da direção atleticana.

Os jogos contra Náutico e Botafogo apenas confirmaram o que todos sabíamos, ou seja, não temos a mínima condição de aspirar uma boa colocação neste campeonato, a não ser lutarmos contra o rebaixamento, que já me está parecendo tão evidente, tal o conformismo da direção. Mais uma vez aliás. Desde o momento em que a direção passou a proibir todas as ações da imprensa no CT, já existia um motivo. E o motivo, é que os ditadores não querem ser questionados a respeito de sua inércia e pouco interesse em nos dar um time decente.

Perder ou empatar virou regra. A excepcionalidade é a vitória. Quando ela virá? Será contra o Vasco lá em São Januário? Ninguém acredita nisto, embora o futebol seja pródigo em pregar surpresas. Viram o que eu disse? É isso mesmo, aquele nosso Atlético que tinha tudo pra ser grande, perdeu o bonde da história e agora, só pode pregar surpresas, pois seguramente após 10 rodadas estamos rumando célere e a passos largos à zona do rebaixamento. E não há mostras de que a direção vá tomar alguma atitude, que vá fazer alguma contratação.

Os atleticanos não acreditam mais. Nem ao estádio vão. Os públicos tendem a diminuir a cada jogo. Não dá pra pagar tanto pra ver a insistência com jogadores como Cristian, Danilo, Michel, João Leonardo, Edno, Gustavo, Jancarlos, Erandir, Evandro, etc, etc, etc..Estes jogadores são medíocres, todos sabem, ninguém mais aguenta, mas a cada jogo lá estão eles, “honrando” a nossa camisa.

Eu, um frequentador assíduo da Arena, me desiludi totalmente no jogo com o Fluminense na Copa do Brasil, não pela eliminação que era previsível pelo grupo de jogadores e pelo treinador que tínhamos, mas me desiludi, sobretudo com a falta de atitude da direção no dia seguinte, que nada fez, que agiu como direção de time pequeno onde perder é regra. Nenhuma atitude foi tomada, embora em uma semana tenhamos perdido o paranaense de futebol amador e a Copa do Brasil mais fácil de todos os tempos. E perdemos tudo dentro de casa. Mesmo assim nada foi feito, nenhuma entrevista, nenhuma satisfação, nenhuma justificativa. E continuamos da mesma forma, decorridas 10 rodadas do brasileiro. Não há prenúncio de que algo de novo seja feito daqui pra frente.

O que estes caras estão esperando? Parece que querem nos ver rebaixados. Não é possível, que há mais de um ano continuemos insistindo com os mesmos atletas, sendo humilhados e derrotados com regularidade e frequência. Não é possível que eles achem que este grupo que tá aí vá aprender a jogar bola de uma hora pra outra. Novamente nos tornamos pequenos e vítima de chacotas dos adversários da cidade e dos Miltons Neves da vida. Já pensou se eles souberem que a direção quer criar o tal CAPARANAENSE? É mais humilhação ainda.

Tudo que o grupo do Mario Celso criou em pouco mais de 10 anos, ele mesmo está tratando de destruir, principalmente o respeito que por eles tínhamos. Nós torcedores, nutríamos por eles uma admiração sem limites, a ponto de nos mobilizarmos em assinaturas contra a CBF, no episódio das arbitragens e no “Fica Petraglia” de 2002. Agora contudo, em decorrência de todas as atitudes ofensivas tomadas e especialmente por nos deixar à margem de informações, providências ou atitudes, descaso com o futebol, não creio que ainda tenhamos a mesma admiração por aquelas pessoas que ergueram nosso clube, mas que agora, julgando-se maiores que Deus, ensaiam à revelia, até mesmo uma mudança de nome de nosso amado Atlético, que eles querem que seja doravante CAPARANAENSE. Quem eles pensam que são? Tal mudança é um capítulo à parte, que deverei tratar posteriormente.

O meu choro é válido e não pode ser desprezado, pois creio ser o choro de maior ou quase totalidade da torcida atleticana. Não há espectativa de qualquer providência e assim vislumbro um futuro negro, nefasto. Vejam que venderam o Denis Marques (até que enfim), creio que por mais de 2 milhões de dólares, receberam a verba do Dagoberto (5 milhões), Marcão (1 milhão) e mais alguns e mesmo com todo este dinheiro não foram capazes de contratar um único jogador pra resolver nossos problemas. Precisamos de zagueiros, laterais e meias e quem sabe goleiro também. Precisamos de muito, mas nenhum jogador foi trazido, ou melhor, vieram alguns pra encher prateleira tipo Edno, Marcelo e Tiago. Isto lá é reforço?

É certo que burros em futebol eles não são. Ninguém é tanto. É impossível que não saibam as carências evidentes do time. Não contratam por que não querem. Preferem forçar a barra com os pernas de pau, pra vendê-los, apesar de que os que estão aí, nem dado eu queria. O que será de nós? Temos que nos rebelar, gritar, exigir antes que seja tarde, tarde demais.

Petraglia e sua turma preciso lhes dizer: tudo que por vocês foi feito será esquecido rapidamente pela maioria torcedora que nem ao estádio vai mais, não só por falta de condições, mas notadamente pelo produto deteriorado e defasado, com validade vencida que nos oferecem. Só falta ficarmos sem Ferreira e Alex Mineiro, os únicos bons jogadores que temos. De nada adiantará Arena e CT se formos rebaixados. Não precisamos ganhar competição todo ano, mas precisamos ao menos sonhar e o que está aí, não nos dá este direito.

Ainda é tempo de agir, de contratar, de rever conceitos. A revisão de conceitos é virtude do ser humano. A humildade também. A soberba e a prepotência não. Temos que rever tudo.

Por fim ainda digo, que não atrairemos nenhum patrocinador se continuarmos com o estádio vazio e com um time de categoria semelhante a uma terceira divisão. Os patrocinadores querem um mercado maior e o nosso está ficando resumido a 4 mil pessoas que vaiam todo jogo.

Urgentemente então, o Atlético precisa de atitudes, precisa de time. Eis tudo.



Últimas Notícias