TJD anula mudanças na fórmula de 2008
A fórmula de disputa do Campeonato Paranaense de 2008 será a mesma deste ano. A decisão foi proferida na tarde desta quinta-feira (12) pelo Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR) e, desta forma, anula as mudanças no regulamento, sugeridas pelo ex-presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF) Onaireves Moura, todas aprovadas pelo arbitral da competição, que também foi anulado.
Desta maneira, a mudança na fórmula do Estadual do ano que vem, no qual passaria a valer os pontos corridos e o rebaixamento de quatro equipes, não irá mais ocorrer. A matéria foi analisada pelo TJD-PR a pedido de Atlético Paranaense e Engenheiro Beltrão, clubes que não concordaram com as alterações. De acordo com os advogados Domingos Moro e Heraldo Panhoca, as mudanças ferem o artigo 9 do Estatuto do Torcedor, que proíbe mudanças no regulamento em um prazo mínimo de dois anos.
Ou seja, qualquer alteração na fórmula de disputa do Paranaense só poderá ocorrer após o certame do ano que vem. A expectativa é que um novo arbitral com os clubes participantes – no qual a manutenção do formato adotado neste ano será anunciada – encerre a questão, uma vez que o atual presidente da FPF, Aluízio José Ferreira, já deu a entender, durante a sessão, que a entidade não irá recorrer da decisão do TJD-PR.