O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
24 jul 2007 - 12h55

Nao são burros e nem idiotas, mas não se explicam

Sinceramente, não sei como ainda tem gente que apóia estes “caras”. Não sei, sinceramente, como ainda tem gente que se revolta quando atleticanos pedem a cabeça desta diretoria. Não sei, sinceramente, como tem gente que ainda fica se agarrando em glórias do passado. Não sei, sinceramente, como tem gente que consegue aplaudir o Caparanaense. Não, eu não sei mesmo.

Tá certo que os “caras” tiraram o Atlético do limbo, deram estrutura, e, mesmo sem planejar (e não planejaram) nos deram o título de 2001, o vice de 2004 e o vice da Libertadores de 2005. Mas o futebol não vive de passado, pois a realidade pode liquidar vários clubes que emergem, tipo Bangu, São Caetano, Criciúma, Paysandu e Coxarada.

E tem gente que infelizmente, ainda fica falando que temos o melhor CT, o melhor estádio, etc…que temos que dar crédito à diretoria e por aí vai. O tempo passou e acho que nem mais temos o melhor estádio (tem aquele do Pan que já está terminado) e CT, todo mundo tem o seu por aí afora. Mas porque temos o melhor CT e o melhor estádio podemos fazer este fiasco que estamos fazendo nos últimos anos?

Já se passaram mais de seis meses (pra não dizer desde o início de 2006) e os mesmos jogadores continuam aí. São mais de seis meses de choros e lamentações de nós torcedores. São mais de seis meses de mediocridade estampada. É mais de um ano de vexames incontáveis e memoráveis. E o que os “caras” fizeram pra evitar isto? Nada, absolutamente nada. Ou melhor, fizeram sim…pois infernizam diariamente a torcida atleticana com suas sanções e proibições.

O time de futebol precisa de resultados. Se você não tem um bom time tecnicamente, ao menos você precisa de um time que seja aplicado e bem estruturado taticamente, com jogadores briosos, de ao menos um nível de segunda divisão, pra que sua torcida tenha um mínimo de esperança, não de chegar a um título, mas ao menos de colher algumas boas vitórias.

Sabidamente não temos um time bom tecnicamente e tampouco bem estruturado taticamente que ao menos tenha brio, sangue vermelho e preto. Nem jogadores do nível de segunda divisão temos. Os nossos talvez, com algum esforço, jogassem na terceira divisão. E isto é fato.

Agora pergunto: será que “os caras” não sabem que o nosso time é medíocre, depois de mais de 6 meses (ou um ano e meio) de humilhações? Acho sinceramente que eles podem ser omissos, mas burros eles não são. Tudo bem que eles precisam vender estes bondes… Mas convenhamos, eles nada gastaram em tese, pra ter estes jogadores no elenco. Se acaso gastaram, aí vou ter que achar que são “burros”, mesmo.

Mas se forem “burros”, idiotas eles não podem ser. Me recuso a acreditar nisto, pois, está todo mundo vendo que se não tomarem alguma providência em caráter de extrema urgência, a segunda divisão é inevitável. E olha que isto já é sabido desde o ano passado. Eles não podem ser idiotas a ponto de julgarem que uma queda será satisfatória, será benéfica. Não podem. O prejuízo financeiro será incalculável, minguarão os patrocínios e tudo que foi construído irá por água abaixo. Não eles não são idiotas.

Mas se não são burros, nem idiotas, por que não tomam nenhuma providência? Precisamos de jogadores de uma certa qualidade ou pelo menos aguerridos, e não ilustres desconhecidos. Não entendo porque ainda tem gente que fica defendendo estes “caras”. Juro que não entendo. De que adianta apresentarem um lucro fabuloso se nenhum investimento é feito no futebol a nível de reforço do time? Eles deveriam se explicar… Pois até parece que querem a queda.

Vejo o Galo mineiro atrás do Atletico na classificação. Mas lá tem crise. A torcida quer a cabeça do treinador, quer jogadores e podem ter certeza: a diretoria deles não vai vacilar e vai dar um jeitinho de reforçar o time. A nossa não. Não há crise porque perder virou regra. O estádio está sempre vazio, ou quando não, sempre se vê alguns consumidores que ficam admirando a Arena e pouco se lixando com o time. A diretoria não é questionada porque sequer dá entrevista. Há cronistas que insistem em encontrar virtudes em alguns pernas de pau, “não sei por que”. Então não haverá crise mesmo.

É uma pena, é uma pena. Haveria que se ter explicações pra tamanha inércia e descaso. O único investimento feito foi no coitado do Alex Mineiro, ao qual prometeram um time reforçado. Foi enganado. E vejam que mesmo após as seguidas humilhações, a direção não se mexe em reforçar o time. Já perdi as esperanças e nem sei por que ainda vou ao estádio.

Outrora se dizia que o clube tinha o dinheiro aplicado para concluir a Arena. E agora, ainda tem? Venderam vários jogadores, receberam da Libertadores, da Sul-americana, das cotas de TV, da Kyocera e o que foi feito? Qual o jogador que foi contratado para repor as perdas? Ah! o Ramón…

Creio que o Claiton é um bom jogador e ainda pode qualificar um pouco este timinho. Mas rodeado de jogadores de terceira divisão, tende a ser mais um. Precisa-se de um goleiro, laterais, zagueiros e meia criativo urgentemente, no mínimo.

Ontem assisti ao Gol de Ouro. O Henrique dizer que temos alguma coisa errada se comparados com o Paraná é verdade. Não há como se admitir que o pessoal da beira do Rio Belém não tenha torcida, dinheiro, estádio, Clube dos 13, patrocínios e ainda assim tenha um time que não lhes faz passar vergonha. Nós temos tudo em dobro, triplo ou até quádruplo em relação a eles. Entretanto, enquanto eles estão sempre reforçando o time com jogadores conhecidos tipo Nem e Marquinhos que está chegando aí, nós temos que testar o tal de Marcelo, por exemplo, que se fosse bom teria ficado no Rio de Janeiro.

Se os “caras” não forem burros ou idiotas, o que eles querem então? Sinceramente eu já nem sei mais. Nesta semana, infelizmente a coisa tende a ser trágica. Vem aí o Cruzeiro e depois o Grêmio lá em Porto Alegre. Talvez a gente ganhe um pontinho ou outro, mas será obra do acaso e do imponderável.

De que adianta alguns torcedores pedirem para acreditarmos? Toda semana estamos acreditando em quem veste a camisa rubro-negra. Temos que acreditar. Mas naqueles “caras”, eu não acredito mais. O clube porém, está nas mãos deles…a perder de vista e ninguém pode fazer nada.



Últimas Notícias

Futebol

Todos os goleiros do Furacão

Uma viagem pela história de todos que defenderam a meta do Club Athletico Paranaense em seus cem anos No centenário do Club Athletico Paranaense, é…

Sul-Americana

Que preguiça, meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…